Conecte Conosco

Notícias Recentes

Pesquisa mostra Bolsonaro e Tarcísio à frente de Lula em São Paulo

Publicado

em

Segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, para os eleitores do estado de São Paulo, o presidente Lula (PT) ficaria atrás no primeiro turno das eleições de 2026 em cenários que incluem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo estando inelegível, e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Em um cenário com Bolsonaro, o ex-presidente aparece liderando com 41,8%, seguido por Lula, com 29,3%. Em seguida vêm Ciro Gomes (8,9%), Ratinho Junior (6%), do PSD; Ronaldo Caiado (2,4%), do União Brasil; e Renan Filho (0,5%), do MDB. A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em um segundo cenário, sem Bolsonaro, o governador Tarcísio aparece com 37,1%, enquanto Lula tem 29,1%. Depois, estão Ciro Gomes (9,2%), Ratinho Junior (6,7%), Ronaldo Caiado (2,7%) e Renan Filho (1%).

O estudo também analisa cenários com possíveis candidatos apoiados por Bolsonaro, como sua esposa Michelle Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro. No cenário com Michelle, ela aparece com 33,6% contra 29,8% de Lula. Já com Eduardo, Lula teria 30,1%, enquanto o deputado federal licenciado somaria 27,6%. Em ambos os casos, há empate técnico.

Aprovação do governo

A pesquisa também perguntou aos paulistas sobre a aprovação do governo atual de Lula. O índice de aprovação é de 34,5%, enquanto a desaprovação chega a 62,4%. Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em maio, houve ligeira alta na aprovação, que era de 33,9%, enquanto a desaprovação caiu um pouco, passando de 63,1%.

No entanto, analisando um período mais longo, nota-se uma redução significativa na aprovação, que chegou a 42,4%, contra 54,2% de desaprovação.

O levantamento contou com a participação de 1.680 eleitores de 84 municípios, com grau de confiança de 95%.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados