Notícias Recentes
Pesquisa mostra empate entre Haddad, Alckmin e Derrite para o Senado
A disputa pelas duas vagas ao Senado em São Paulo para 2026 está bastante equilibrada, conforme indica uma pesquisa recente do instituto Real Time Big Data. Os principais candidatos são o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT), o vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB) e o ex-secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP).
Segundo o levantamento, Haddad e Derrite estão praticamente empatados, com uma diferença de até três pontos percentuais em diferentes cenários, com ligeira vantagem para o ministro da Fazenda. Já Alckmin aparece em um cenário concorrendo com Derrite e lidera com uma vantagem de quatro pontos.
Outros nomes testados na pesquisa incluem Marina Silva (Rede), Eduardo Bolsonaro (PL), Érika Hilton (PSOL), Marta Suplicy (PT), Coronel Mello Araújo (PL), Ricardo Salles (Novo), Paulo Serra (PSDB) e outros políticos.
Resultados dos Cenários
Cenário 1
- Fernando Haddad (PT) – 19%
- Capitão Derrite (PP) – 18%
- Marina Silva (Rede) – 12%
- Coronel Mello Araújo (PL) – 11%
- Ricardo Salles (Novo) – 11%
- Paulo Serra (PSDB) – 7%
- Outros – valores menores
Cenário 2
- Fernando Haddad (PT) – 19%
- Capitão Derrite (PP) – 16%
- Eduardo Bolsonaro (PL) – 16%
- Marina Silva (Rede) – 12%
- Ricardo Salles (Novo) – 10%
- Paulo Serra (PSDB) – 6%
- Outros – valores menores
Cenário 3
- Capitão Derrite (PL) – 18%
- Marta Suplicy (PT) – 17%
- Ricardo Salles (Novo) – 11%
- Coronel Mello Araújo (PL) – 11%
- Luiz Marinho (PT) – 8%
- Paulo Serra (PSDB) – 6%
- Outros – valores menores
Cenário 4
- Geraldo Alckmin (PSB) – 21%
- Capitão Derrite (PP) – 17%
- Érika Hilton (PSOL) – 14%
- Ricardo Salles (Novo) – 10%
- Coronel Mello Araújo (PL) – 10%
- Paulo Serra (PSDB) – 5%
- Outros – valores menores
A pesquisa também revela que Marina Silva e a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, são nomes que surpreenderam. A ministra do Meio Ambiente empatou em 14% com Derrite como opção para o segundo voto. Já Marta Suplicy alcançou 17% em um cenário no qual o ministro da Fazenda não está presente, empatando com Derrite.
De acordo com o instituto, o pleito para o Senado será bastante aberto e sensível à combinação de candidatos, com disputa acirrada entre representantes da esquerda, segurança pública e centro político.
O levantamento foi realizado com 1.500 eleitores entre 29 de novembro e 1º de dezembro, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login