Conecte Conosco

Notícias Recentes

Pesquisa mostra que desaprovação de Lula é maior que aprovação

Publicado

em

Uma pesquisa recente feita pela AtlasIntel em parceria com a Bloomberg revelou que a desaprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em 50,7%, superando o índice de aprovação, que alcança 48,8%. A margem de erro da pesquisa é de 1 ponto percentual para mais ou para menos. Segundo o instituto, esses números apontam para uma estabilidade nos indicadores, mas indicam que o governo inicia o ano de 2026 com uma percepção pública predominantemente negativa.

A avaliação negativa do governo Lula atingiu 48,9% (considerada ruim ou péssima), ultrapassando a avaliação positiva, que ficou em 46,5% (ótimo ou bom).

Na visão dos brasileiros, os principais problemas do país destacados foram a corrupção e a criminalidade, com 64,7% e 61% das menções, respectivamente. Outros temas, como economia e inflação, obtiveram 20,3%, enquanto o extremismo e a polarização política foram mencionados por 18,2%. Quanto à situação econômica atual, 40% dos entrevistados a consideram boa, enquanto 47% a veem como ruim. Todavia, 46% esperam uma melhora na economia nos próximos seis meses, embora 42% acreditem que o cenário econômico deve piorar.

Quanto às medidas do governo, 79% dos entrevistados reconheceram como importante o fato do governo Lula ter isentado do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil por mês.

Sobre as sanções aplicadas pelos EUA, 58% acreditam que Lula teve papel significativo na retirada dessas penalidades. Por outro lado, 24,6% dizem que o presidente não contribuiu para isso. A aprovação do governo brasileiro nas negociações com os EUA alcança 50,7%, enquanto 44,9% desaprovam. Em relação à retirada das sanções contra o ministro do STF Alexandre de Moraes, 50,7% aprovam, e 44,9% desaprovam.

Na pesquisa, 63,3% dos entrevistados são contra o Projeto de Lei da Dosimetria aprovado pelo Congresso, enquanto 34% são favoráveis.

Lideranças políticas

A pesquisa também avaliou a imagem das principais lideranças políticas do país. Os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), lideram as avaliações negativas, com 85% e 83%, respectivamente, e apenas 3% de avaliações positivas para cada um.

Lula recebeu 53% de avaliações negativas e 46% positivas. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teve avaliação negativa de 48% e positiva de 47%. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) registrou 57% de avaliações negativas e 37% positivas.

A pesquisa foi realizada de 10 a 15 de dezembro e ouviu 18.154 pessoas em todo o país, com margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O método utilizado foi o Atlas Random Digital Recruitment (RDR), que recruta entrevistados organicamente durante a navegação na internet em dispositivos diversos, como smartphones, tablets, laptops e computadores. O instituto aplicou métodos estatísticos rigorosos para garantir amostras representativas da população-alvo, assegurando o anonimato dos participantes para evitar viés nas respostas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados