Brasil
Pessoas procuram familiares após chuvas fortes em MG
Em meio a um cenário de grande tristeza, equipes de resgate e moradores procuram por 33 pessoas desaparecidas nesta quarta-feira (25), em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado de Minas Gerais, causando a morte de 36 pessoas, conforme o último levantamento oficial.
O volume excepcional de água, causado pelo temporal que teve início na segunda-feira, devastou as cidades de Juiz de Fora e Ubá, gerando enchentes, desabamentos de edifícios e deslizamentos de terra que enterraram muitas pessoas.
Bombeiros que atuam nos resgates em Juiz de Fora informaram à AFP que, neste momento, é pouco provável encontrar alguém com vida sob a lama.
Esta tragédia no sudeste do Brasil se soma a outros grandes desastres naturais resultantes de fenômenos climáticos registrados no país nos últimos anos, os quais cientistas frequentemente associam aos efeitos do aquecimento global.
“Nossa família está desesperada”, disse à AFP Josiane Aparecida, cozinheira de 43 anos em Juiz de Fora, que procura entre os escombros pelos dois filhos pequenos de sua prima, bem como pelo namorado deles.
Sua prima e sua mãe faleceram em um deslizamento de terra.
“Temos esperança e ao mesmo tempo dor, pois é muito difícil encontrar os desaparecidos após tantas perdas”, afirmou emocionada.
A residência de seus familiares no bairro Paineiras foi totalmente destruída e soterrada pela lama.
Perto dali, socorristas retiraram o corpo de um homem que conseguiu salvar a esposa antes da queda do deslizamento, conforme relato dos bombeiros à AFP.
As buscas continuam em Juiz de Fora, mesmo com previsão de mais chuvas intensas até sexta-feira.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou estado de calamidade na região e colocou a Defesa Civil Nacional em alerta máximo.
O Brasil tem enfrentado diversas tragédias em anos recentes desencadeadas por eventos climáticos extremos, incluindo inundações, secas severas e ondas de calor intensas.
Em 2024, o sul do país foi atingido por inundações sem precedentes que causaram a morte de mais de 200 pessoas e afetaram cerca de dois milhões de habitantes, representando uma das piores catástrofes naturais da história brasileira.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login