Conecte Conosco

Mundo

Peter Arnett, repórter premiado, morre aos 91 anos

Publicado

em

Peter Arnett, jornalista laureado com o Prêmio Pulitzer e um dos correspondentes de guerra mais reconhecidos mundialmente, faleceu na quarta-feira (17) aos 91 anos, conforme informado pela imprensa dos Estados Unidos.

Afetado por câncer de próstata, Arnett conquistou o Pulitzer em 1966 na categoria de reportagem internacional, graças à sua cobertura da guerra do Vietnã para a Associated Press (AP).

Ele se destacou por sua carreira longa e dedicada à cobertura de conflitos, incluindo o Vietnã, El Salvador e a guerra do Golfo.

Como correspondente da AP no Vietnã entre 1962 e 1975, Arnett acompanhou as tropas em diversas missões, ganhando amplo reconhecimento.

Arnett foi um dos últimos jornalistas presentes em Saigon antes da queda da cidade para os norte-vietnamitas apoiados pelos comunistas.

Ele trabalhou na AP até 1981 antes de se juntar à CNN, onde rapidamente se tornou uma figura de destaque na televisão.

Em 1991, Arnett estava em Bagdá no início da primeira guerra do Golfo, onde entrevistou o então presidente Saddam Hussein.

Suas transmissões ao vivo da linha de frente, algumas inclusive transmitidas via telefone celular, o tornaram conhecido do público em geral.

Em 1999, pediu demissão da CNN após a emissora retirar do ar uma reportagem sua que mencionava o uso do gás nervoso sarin contra desertores americanos no Laos em 1970.

Depois, ele cobriu a segunda guerra do Golfo para a NBC e a National Geographic, deixando a NBC em 2003 após conceder entrevista crítica à televisão estatal iraquiana sobre a estratégia militar dos Estados Unidos.

Peter Arnett nasceu em 13 de novembro de 1934, em Riverton, Nova Zelândia, e tornou-se cidadão americano naturalizado. Começou sua carreira no jornal local Southland Times antes de trabalhar em um jornal em inglês na Tailândia.

Em 1995, lançou suas memórias intituladas “Live From the Battlefield: From Vietnam to Baghdad, 35 Years in the World’s War Zones”, narrando suas experiências como repórter de guerra.

Residente no sul da Califórnia desde 2014, Arnett deixou sua esposa, Nina Nguyen, e seus filhos, Elsa e Andrew.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados