Conecte Conosco

Mundo

Petro critica Trump na cúpula do clima

Publicado

em

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, fez duras críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante o discurso de abertura da Cúpula dos Líderes, evento que antecede a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP30), nesta quinta-feira, 6.

Petro afirmou que a postura dos Estados Unidos dificulta o enfrentamento da crise climática e declarou que Trump está completamente equivocado.

Segundo ele, negar a ciência climática empurra a humanidade para um futuro sombrio. “Donald Trump está errado, pois podemos prever o colapso que ocorrerá se os EUA não descarbonizarem sua economia”, disse Petro.

O líder colombiano ainda foi além, afirmando que Trump age como um verdadeiro inimigo da humanidade, questionando sua falta de participação na Cúpula. Desde o começo do ano, Trump retirou os EUA do Acordo de Paris, reforçando o negacionismo em relação às mudanças climáticas.

Trump é contra o bem da humanidade. Devemos ignorá-lo? Esquecer é a maior punição? Como parte de uma mentalidade progressista, afirmo que a vida é o que devemos defender”, declarou Petro.

Nos últimos meses, a tensão entre os dois aumentou, especialmente após os Estados Unidos aplicarem sanções financeiras contra o governo colombiano, acusando Petro de permitir que cartéis de drogas prosperem.

Durante o discurso, Petro também destacou que outros países além da Venezuela enfrentam ameaças de invasão dos EUA, citando o Brasil, Colômbia, México e Cuba. Até o momento, Trump não mencionou o Brasil em suas ações contra o tráfico.

Petro criticou a operação militar aérea e naval no Mar do Caribe autorizada por Washington, comparando Trump a um imperialista tipo Napoleão e acusando-o de usar mísseis e ações para tentar silenciá-lo.

“Desde tempos históricos, como Napoleão em sua invasão à Rússia, vemos tendências de conquista e estamos perdendo tempo. Observamos invasões, genocídios e ameaças. Além da Venezuela, há riscos de invasões na Colômbia e Cuba. Também fui acusado por Trump de ser líder do narcotráfico, e fala-se em ameaças reais ao Brasil, México e à região do Caribe colombiano”, afirmou Petro.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados