Economia
Petrobras bate recorde de produção no campo de Búzios
Petrobras anunciou que o campo de Búzios alcançou um novo recorde, superando a produção diária de 900 mil barris de petróleo no último fim de semana. Localizado no pré-sal da bacia de Santos, a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, Búzios foi descoberto em 2010 e iniciou operações em 2018.
Em 17 de agosto, o campo atingiu a produção de 910,5 mil barris de petróleo e exportou 10,5 milhões de metros cúbicos de gás natural, conforme comunicado da empresa.
“Com essa nova marca, o campo se aproxima da produção do campo de Tupi, também na bacia de Santos, e tem potencial para se tornar o maior produtor de petróleo do Brasil ainda em 2025”, afirmou a estatal em seu comunicado na segunda-feira (18).
Durante um evento do grupo Mac Laren na Fundação Getulio Vargas (FGV), o gerente executivo de Projetos Estruturantes da Petrobras, Wagner Victer, já havia antecipado essa conquista.
A Petrobras destaca que Búzios possui os poços mais produtivos do país, localizados a mais de 2 mil metros de profundidade no leito marinho.
O reservatório tem uma espessura equivalente à altura do Pão de Açúcar, e sua extensão é mais que o dobro da Baía de Guanabara. O campo conta com seis unidades produtoras em operação: as plataformas P-74, P-75, P-76, P-77 e os FPSOs Almirante Barroso e Almirante Tamandaré.
Magda Chambriard, presidente da Petrobras, destacou em nota que no primeiro semestre deste ano foram colocados mais poços em produção do que no ano anterior, incluindo alguns em Búzios com resultados expressivos que permitiram estabelecer o novo recorde, ultrapassando 900 mil barris por dia.
“Cada recorde conquistado confirma a eficácia das estratégias implementadas pela empresa. Nossa equipe tem trabalhado intensamente para aumentar a produção enquanto reduz custos. As medidas de simplificação dos projetos e diversificação dos fornecedores têm trazido resultados com mais óleo e gás em operações mais eficientes. Além disso, mantemos nosso compromisso com a redução das emissões e com uma transição energética justa”, acrescentou a presidente.
O campo de Búzios é operado pela Petrobras em parceria com as empresas CNOOC, CNPC e a PPSA.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login