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Petrobras ganha terminal no Porto do Rio com lance de R$ 104 milhões

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A Petrobras foi a vencedora do leilão para a concessão do terminal RDJ07, localizado no Porto do Rio de Janeiro, oferecendo um lance de outorga no valor de R$ 104 milhões. O lance inicial exigido era de apenas R$ 1 milhão. Esse terminal integra o segundo bloco dos ativos portuários que o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em conjunto com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), está leiloando para o ano de 2025. O evento ocorreu na B3, em São Paulo.

O terminal RDJ07 será especializado no manuseio de cargas para suporte logístico offshore, essenciais para as operações de exploração e produção de petróleo e gás natural, com investimentos previstos de aproximadamente R$ 99,4 milhões. O contrato de concessão terá duração de 25 anos.

— O Porto do Rio tem uma importância estratégica para a Petrobras e foi fundamental para o desenvolvimento do Pré-Sal, graças à sua localização privilegiada próxima a importantes corredores rodoviários e polos industriais — declarou Fernando Vidal, gerente geral de logística portuária da empresa.

No processo de licitação, a Petrobras superou o consórcio Sul Real GMBL 2025A, que apresentou um lance mínimo de R$ 1 milhão. Durante a disputa ao vivo, a Sul Real optou por não oferecer lances adicionais diante da diferença entre as propostas.

Além disso, foi leiloado o Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) de Maceió, situado no Porto Organizado de Maceió, que teve como vencedor o consórcio Britto Mavelog, com lance de R$ 50 mil, sendo o único concorrente. O TMP de Maceió atende ao transporte de passageiros e receberá investimentos planejados de R$ 3,75 milhões para modernização.

Também faz parte dessa etapa o leilão da concessão do acesso aquaviário do Porto de Paranaguá, no Paraná. Com investimento total para os três terminais estimado em mais de R$ 1,22 bilhão, o leilão para Paranaguá ocorreu na mesma data, também na B3, às 14h.

Leilão inovador para canal de acesso

O acesso aquaviário do Porto de Paranaguá é o primeiro canal de entrada de um porto a ser concedido através de leilão no país. O projeto envolve aportes de R$ 1,2 bilhão ao longo de 25 anos, com possibilidade de extensão do contrato por até 70 anos.

O vencedor terá a responsabilidade de promover melhorias, como aumentar a profundidade do calado do porto para 15,5 metros a partir do quinto ano de concessão, melhorando em relação aos atuais 13,3 metros.

— Estamos lançando um novo modelo de concessão que visa aprimorar a eficiência portuária e incrementar a movimentação de cargas — afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Segundo o ministro, essa licitação servirá como referência para futuras concessões previstas para os portos de Santos (SP), Itajaí (SC), Salvador (BA) e Rio Grande (RS).

Com essa concessão, o Ministério ressalta que Paranaguá se tornará mais competitivo para o transporte de contêineres e operações do agronegócio, principalmente com a futura operação de três terminais já licitados em abril, dedicados à movimentação de grãos sólidos. Os investimentos devem duplicar a capacidade de escoamento da safra anual, além de abrir oportunidades para a exportação de mais 20 milhões de toneladas por ano.

Atualmente, o porto recebe cerca de 2.600 navios anualmente, com forte presença de cargas a granel, como soja e proteína animal. A concessão aumentará a eficiência operacional, pois cada centímetro adicional na profundidade do canal de acesso pode representar um acréscimo de 60 toneladas de carga na capacidade de carga dos navios.

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