Conecte Conosco

Economia

Petrobras inicia importação de gás natural da Argentina

Publicado

em

A Petrobras anunciou nesta segunda-feira, dia 6, que efetuou, na sexta-feira, dia 3, sua primeira importação de gás natural não convencional proveniente da Argentina, especificamente da região de Vaca Muerta, na província de Neuquén, em colaboração com a empresa argentina Pluspetrol.

Foram trazidos ao país 100 mil metros cúbicos de gás natural, dentro de um limite contratual de 2 milhões de metros cúbicos diários na modalidade interruptível.

Esse acordo foi firmado entre as subsidiárias das duas companhias: Petrobras Operaciones (Posa) e Gas Bridge Comercializadora, da Pluspetrol.

“Importamos 100 mil metros cúbicos de gás natural produzidos pela Posa e Pluspetrol para testar as condições comerciais e operacionais da operação. O transporte foi realizado por gasodutos que passam da Argentina à Bolívia e dali ao Brasil”, explicou a Petrobras em comunicado.

Conforme informado, futuras importações acontecerão conforme surgirem novas oportunidades de negócio para as empresas.

Angélica Laureano, diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, destacou: “Essa operação inicial marca um avanço importante para a Petrobras, possibilitada pela integração das infraestruturas e conecta a produção própria da Petrobras na Argentina, por meio da Posa, ao mercado brasileiro”. Ela acrescentou que essa solução logística e comercial abre um novo caminho para a importação de gás natural no Brasil, refletindo o compromisso da Petrobras com a ampliação da oferta e o desenvolvimento sustentável do setor.

A Petrobras realiza atividades produtivas na Argentina através da subsidiária Posa, que detém uma participação não operacional de 33,6% no campo de Río Neuquén, nas províncias de Neuquén e Rio Negro.

A maior parte da extração no campo de Río Neuquén vem de reservatórios não convencionais (tight gas), especificamente das formações geológicas Punta Rosada e Lajas, segundo a estatal.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados