Conecte Conosco

Economia

Petrobras inicia operação de nova plataforma no pré-sal

Publicado

em

A Petrobras começará a operar uma nova plataforma de extração de petróleo e gás na área do pré-sal. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizou o início das atividades da plataforma P-78.

A P-78 é uma unidade do tipo FPSO (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência). Está localizada no Campo de Búzios, dentro da Bacia de Santos, a aproximadamente 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.

Responsável pela regulação do setor de petróleo e gás no Brasil, a ANP, ligada ao Ministério de Minas e Energia, concedeu a autorização após revisar e aprovar toda a documentação, garantindo o cumprimento das normas de segurança operacional e dos protocolos técnicos necessários.

Construção e montagem

O casco da plataforma foi fabricado em estaleiros localizados nas cidades de Yantai e Hayang, na China, e Ulsan, na Coreia do Sul. Os principais módulos foram integrados na Coreia do Sul, seguido por montagem final em Singapura, incluindo um módulo produzido no estaleiro da Seatrium (antigo Brasfels), na cidade de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro.

A ANP também realizou auditorias em Singapura antes da aprovação final.

Capacidade de produção

A P-78 chegou ao território brasileiro em setembro e possui capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo por dia, além de 7,2 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente.

Estima-se que a unidade enviará ao mercado nacional cerca de 3 milhões de metros cúbicos diários de gás natural, sendo equipada com um sistema de flare fechado, que reduz a emissão de poluentes associada à queima de gases na plataforma.

Contexto e operação no pré-sal

A P-78 é a sétima plataforma operando no Campo de Búzios, que ainda conta com as plataformas P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré. O Campo de Búzios é reconhecido mundialmente como a maior área de produção em águas profundas e alcançou, em 2025, a marca recorde de um milhão de barris diários, liderando a produção brasileira.

Situação dos trabalhadores

A autorização para a nova plataforma ocorre em um momento delicado, pois a Petrobras enfrenta uma greve nacional dos petroleiros, que completou oito dias. As principais reivindicações da categoria incluem:

  • Melhorias no plano de cargos e salários;
  • Resolução dos débitos relacionados aos Planos de Equacionamento de Déficit (PEDs) da Petros, fundo de pensão da categoria;
  • Defesa do programa Brasil Soberano, que mantém a Petrobras como empresa pública com foco em fortalecimento estatal.

Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Petrobras apresentou uma contraproposta com avanços relevantes em relação às demandas da campanha reivindicatória, porém a categoria pede também que não haja descontos nos dias parados nem punições aos grevistas.

A greve envolve adesão em diversas unidades da empresa, incluindo nove refinarias, 28 plataformas de produção marítima, 16 terminais operacionais, quatro termelétricas, duas usinas de biodiesel e dez instalações terrestres.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados