Economia
Petrobras obtém licença do Ibama para explorar poço Morpho na Foz do Amazonas

A Petrobras comunicou nesta segunda-feira, 20, que recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a autorização para iniciar a perfuração do poço exploratório Morpho, localizado no bloco FZA-M-059, na bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira. A sonda ODN II já está posicionada no local e a perfuração começará imediatamente.
Na última semana, o Broadcast, sistema de notícias do Grupo Estado, antecipou que a licença seria concedida até esta data.
A empresa esclareceu que, por meio desse estudo exploratório, pretende reunir dados geológicos e verificar a presença de petróleo e gás em quantidade comercialmente viável. Não há extração de petróleo nesta etapa.
Em comunicado, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que a obtenção da licença representa uma vitória para a sociedade brasileira, demonstrando o compromisso das instituições nacionais com o diálogo e a viabilização de projetos estratégicos para o crescimento do Brasil.
Magda Chambriard enfatizou que o processo levou cerca de cinco anos, durante os quais a Petrobras dialogou com governos e órgãos ambientais em níveis municipal, estadual e federal. Segundo ela, a empresa comprovou a eficácia das medidas de proteção ambiental que serão aplicadas durante a perfuração em águas profundas no Amapá.
A executiva reforçou o compromisso da companhia em operar com segurança, responsabilidade e excelência técnica na Margem Equatorial. Ela expressou otimismo quanto aos resultados da pesquisa, esperando confirmar a existência de reservas de petróleo na região brasileira dessa nova fronteira energética mundial.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login