Economia
Petrobras vai reiniciar a produção de fertilizantes na Bahia e Sergipe em 2026

Magda Chambriard, presidente da Petrobras, comunicou nesta quarta-feira (8) que as unidades de fertilizantes na Bahia e em Sergipe, conhecidas como Fafens, que estavam paradas desde o término do contrato com a Unigel, serão reativadas.
Cada uma dessas unidades receberá um investimento de R$ 38 milhões. Magda informou que a produção de fertilizantes nessas plantas será retomada no início de 2026. Com a reativação da unidade Ansa, no Paraná, que já está investindo novamente, a Petrobras pretende atender 20% da demanda nacional de fertilizantes nitrogenados já no próximo ano.
Magda Chambriard explicou que as instalações da Bahia e Sergipe passarão por manutenção e deverão começar a produzir ureia e Arla 32 no começo do ano que vem. Com a integração da unidade Ansa, será possível suprir 20% de toda a necessidade do país desses fertilizantes. Além disso, ela destacou que a Ansa utilizará resíduos asfálticos enquanto as Fafens usarão gás natural, cuja produção aumenta constantemente pela Petrobras, reforçando a importância do uso consciente desse recurso.
Na unidade da Bahia, a reativação das operações deverá criar cerca de 500 empregos diretos e indiretos, destacando o impacto positivo para o mercado de trabalho local.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login