Economia
Petrobras vai reiniciar produção no FPSO Angra dos Reis no campo Tupi

Petrobras anunciou que deve voltar a operar em breve a plataforma FPSO Angra dos Reis, a qual possui capacidade para extrair 50 mil barris diários de petróleo e está localizada no campo de Tupi, situado no pré-sal da bacia de Santos. A operação da unidade estava suspensa pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) por motivos de segurança.
Após realizar as correções solicitadas pela ANP, a Petrobras está avançando para garantir um retorno seguro da produção o quanto antes. Dependendo das condições do clima, a retomada da produção pode ocorrer nos próximos dias.
Em janeiro deste ano, a estatal e os parceiros do campo estenderam o contrato da unidade até 2030. A produção é majoritariamente da Petrobras, com 67%, seguida pela Shell, com 23%; Petrogal, com 9%; e PPSA, com 0,551%.
Desde outubro de 2010, a plataforma está em funcionamento no campo, sendo o primeiro FPSO de grande porte a operar no pré-sal. Inicialmente nomeada Lula durante a presidência de Luiz Inácio Lula da Silva, o campo voltou a ser chamado de Tupi em 2020 no governo de Jair Bolsonaro.
Tupi foi o principal campo do pré-sal desde sua descoberta, mas foi ultrapassado pelo campo de Búzios em agosto deste ano, com uma produção de 821,8 mil barris diários, superior aos 780,4 mil barris produzidos por Tupi.
A FPSO Angra dos Reis produz cerca de 50 mil barris diários, muito menos do que as plataformas gigantescas de 225 mil barris por dia que a Petrobras encomendou para o campo de Búzios. A retomada dessa plataforma ocorre enquanto o preço do petróleo está abaixo de US$ 65 por barril.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login