Economia
PF identifica possíveis novos crimes de Vorcaro e pede ação contra fraudes no Banco Master
A Polícia Federal (PF) comunicou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a existência de suspeitas sobre possíveis novos crimes atribuídos ao empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master. A informação consta em um documento assinado pelo ministro Dias Toffoli, responsável pela análise do caso, que envolve alegações de fraudes contra a instituição financeira.
Com base nas novas evidências apresentadas, o ministro autorizou a ampliação da Operação Compliance Zero, realizada recentemente, para aprofundar as investigações e coletar mais provas.
Segundo o despacho oficial, “Diante das evidências de práticas criminosas recentes, é necessário coletar elementos adicionais para a investigação.”
As buscas conduzidas pelos agentes da PF ocorreram em residências ligadas a Daniel Vorcaro e familiares em São Paulo. A defesa do empresário reiterou que ele tem colaborado de forma contínua com as autoridades.
Além de Vorcaro, outras figuras investigadas incluem o empresário Nelson Tanure e o cunhado de Vorcaro, Fabiano Zettel. Este último chegou a ser detido enquanto tentava embarcar para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, mas foi liberado posteriormente. Outro alvo é João Carlos Mansur, fundador e ex-executivo da Reag Investimentos.
Nesta etapa da operação, estão sendo cumpridos 42 mandados de busca e apreensão, além de ações para sequestro e bloqueio de bens que ultrapassam o valor de R$ 5,7 bilhões.
As investigações apuram supostos crimes de organização criminosa, administração fraudulenta de instituição financeira, manipulação de mercado e lavagem de dinheiro. A operação está ocorrendo em diversos estados, incluindo São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.
Durante as diligências, a PF confiscou dinheiro em espécie, veículos de luxo, relógios e até uma arma.
Em novembro, Vorcaro foi preso na primeira fase da operação ao tentar embarcar em um jato no Aeroporto de Guarulhos com destino a Dubai. Ele foi liberado posteriormente e está monitorado por tornozeleira eletrônica.
Nota da Defesa de Daniel Vorcaro
A assessoria do Daniel Vorcaro declarou que tomou conhecimento da ação policial e reafirmou o compromisso do empresário com a cooperação plena e contínua junto às autoridades competentes. Reafirmou ainda que todas as determinações judiciais serão rigorosamente cumpridas e que ainda não teve acesso completo aos documentos do processo.
Vorcaro permanece disponível para esclarecimentos e demonstra interesse em colaborar para a rápida conclusão do inquérito. A defesa reitera confiança no processo legal e seguirá atuando para garantir que as informações sejam tratadas com objetividade e dentro dos limites estabelecidos pela Constituição.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login