Economia
PF identifica risco ao sistema financeiro e transferência de R$ 9 mi para pai de Vorcaro
A Polícia Federal avaliou relatórios de inteligência financeira sobre os investigados no caso Master e concluiu que há indícios significativos de desvio de recursos e ameaça ao sistema financeiro nacional em um suposto esquema de fraudes ligado ao banco e seu proprietário, Daniel Vorcaro.
Os documentos revelam que empresas com capital social muito baixo entregavam direitos creditórios milionários para Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs) associados ao Banco Master.
A PF constatou ainda movimentações suspeitas, como uma transferência feita por um intermediário para Henrique Vorcaro, pai de Daniel Vorcaro. Ambos foram alvo de mandados de busca e apreensão autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, nesta quarta-feira.
O ministro ressaltou: “Existem fortes indicativos de desvio de recursos e ameaça ao sistema financeiro”.
A defesa de Vorcaro declarou que ele tem colaborado de forma integral e contínua com as autoridades competentes e que todas as medidas judiciais serão cumpridas com transparência. Reforça ainda o compromisso de prestar esclarecimentos sempre que solicitado, buscando o esclarecimento total dos fatos e o encerramento rápido do inquérito, confiando no devido processo legal e atuando para que as informações sejam consideradas objetivamente e dentro dos limites legais.
O Ministério Público Federal de São Paulo apontou que os supostos crimes indicam a existência de uma organização criminosa atuante desde a última década.
De acordo com os procuradores, o histórico apresentado pela Polícia Federal referente a investigações anteriores sugere que o crime de organização criminosa está estruturado há anos e que os fatos em análise não foram ocasionais, revelando planejamento e progressão das atividades ilícitas dos envolvidos.
No pedido do MPF, a investigação deveria tramitar na Justiça Federal de São Paulo. No entanto, o ministro Toffoli avaliou que as apurações são mais amplas que a Operação Compliance Zero, sob sua relatoria, indicando um contexto de uso sistemático de fragilidades no mercado de capitais e na regulação e fiscalização do setor.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login