Conecte Conosco

Notícias Recentes

PF prende lobista ligado a esquema de venda de sentenças no Judiciário

Publicado

em

A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (12) a prisão preventiva de Andreson de Oliveira Gonçalves em Primavera do Leste, Mato Grosso, onde ele cumpria prisão domiciliar.

O lobista é suspeito de ser o principal articulador do esquema de venda de sentenças no Superior Tribunal de Justiça (STJ), investigado na Operação Sisamnes.

A defesa, ao ser consultada, informou que ainda não teve contato com o cliente e optou por não comentar sobre o novo mandado de prisão.

A ordem judicial foi emitida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Cristiano Zanin, responsável pelo caso.

Andreson estava em prisão domiciliar por questões de saúde. Durante seus oito meses de prisão, ele perdeu mais de 25 quilos e foi diagnosticado com neuropatia diabética. Mesmo assim, ele foi alvo de busca e apreensão em 3 de outubro, seguida de avaliação por policiais que constataram melhora em sua saúde.

A investigação revelou que ele chegou a fazer greve de fome enquanto estava preso no presídio federal em Brasília. Agora, Andreson deve ser transferido para uma penitenciária no Mato Grosso.

A Operação Sisamnes apura uma rede de lobistas, desembargadores do Mato Grosso e ex-servidores de gabinetes do STJ envolvidos na negociação de decisões judiciais. O processo está no STF devido à provável participação de pelo menos um ministro da corte.

Segundo o ministro Cristiano Zanin, há fortes indícios de que Andreson de Oliveira Gonçalves exercia papel central e de liderança nesse esquema, atuando como intermediário entre advogados, servidores públicos e outros envolvidos.

O ministro destacou que a evidência presente nos autos demonstra claramente o papel essencial e instrutivo de Andreson no comércio ilícito de decisões judiciais no Superior Tribunal de Justiça.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados