Mundo
Pinheiros famosos perto do Coliseu de Roma são cortados
Vários pinheiros, cuja forma é tradicional e reconhecida na paisagem de Roma, Itália, foram cortados nesta sexta-feira (13) nas imediações do Coliseu, cerca de 15 dias após a queda de um deles deixar três pessoas feridas.
Desde o começo deste ano, três pinheiros nessa área movimentada ruíram, incluindo um que caiu perto do Fórum de Trajano no dia 1º de fevereiro, ferindo levemente três indivíduos.
Ao todo, doze árvores serão cortadas ao longo dos Fóruns Imperiais, que são o centro das antigas instituições políticas e religiosas de Roma e uma região bastante visitada por turistas, conforme informado pela prefeitura na segunda-feira.
Parte dessa via permanece fechada, mas o Parque Arqueológico do Coliseu está aberto até o prédio da Cúria Júlia.
Autoridades municipais afirmam que esses doze pinus pinea, popularmente chamados de pinheiros-mansos, foram julgados como perigosos após avaliações técnicas.
Das 54 árvores examinadas na área, outras 24 foram consideradas seguras ou precisarão passar por novas avaliações.
Os pinheiros encontram-se em situação delicada devido à idade avançada, muitas intervenções humanas ao longo dos anos, plantios em espaços limitados e encostas que ficaram instáveis por conta de eventos climáticos severos, explicou a prefeitura.
As autoridades planejam reabrir parcialmente, aos pedestres, a Via dos Fóruns Imperiais na próxima segunda-feira.
Numerosos turistas usam seus dispositivos GPS para buscar rotas alternativas na área e lamentam a falta de orientações sobre desvios disponíveis.
“É triste ver os pinheiros sendo cortados, pois são imponentes”, comentou à AFP Margarida dos Santos Fernandes, turista portuguesa de 53 anos. “Mas parece que é para garantir a segurança de todos”, acrescentou.
As árvores derrubadas serão substituídas por exemplares da mesma espécie, porte e idade, garantiu a prefeitura.
Roma teve chuvas intensas em janeiro após um período de calor extremo no verão anterior. De forma geral, a Itália tem experimentado fenômenos climáticos inesperados, no contexto das mudanças ambientais observadas na Europa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login