Mundo
Piu conquista prata e domina prova com Benjamin e Warholm

Nesta sexta-feira, Alison dos Santos, conhecido como Piu, ganhou a medalha de prata nos 400m com barreiras no Mundial de Atletismo. Ele foi superado pelo americano Rai Benjamin, que, junto com o norueguês Karsten Warholm — que ficou em quinto lugar na prova desta sexta — forma com o brasileiro um trio que tem protagonizado os melhores resultados da competição. Desde as Olimpíadas de Tóquio-2020, esses três atletas revezam-se nos pódios.
Nas últimas cinco grandes competições mundiais, pelo menos dois dos três principais competidores dos 400m com barreiras participaram de todos os pódios. Nas duas últimas Olimpíadas, Piu, Benjamin e Warholm monopolizaram as medalhas. Confira o histórico:
A final dos 400m com barreiras dos Jogos Olímpicos de 2021, adiados por causa da pandemia de Covid-19, estabeleceu os dois melhores tempos da história da prova. Warholm venceu com 45s94, Benjamin ficou em segundo com 46s17, e Piu conquistou o bronze, sua primeira medalha em uma grande competição, com 46s72. O atleta do Catar, Abderrahaman Samba, que ficou em terceiro no Mundial desta sexta, terminou em quinto lugar.
O ano de 2022 marcou a consagração de Piu. No Mundial de Eugene, EUA, ele venceu a prova e estabeleceu sua melhor marca, a terceira maior da história dos 400m com barreiras: 46s29. Rai Benjamin ficou em segundo com 46s89, e Warholm terminou apenas na sétima posição, com 48s42.
No ano seguinte, o brasileiro não alcançou o pódio no Mundial. Warholm voltou a vencer, Benjamin conquistou o bronze, e Piu ficou em quinto lugar. Em Paris 2024, o trio mais uma vez dominou a disputa: o americano ganhou seu primeiro ouro olímpico, o norueguês foi vice-campeão, e o brasileiro conquistou mais uma medalha de bronze para sua coleção.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login