Economia
Pix: como usar o novo sistema para recuperar dinheiro em caso de fraude
A nova versão da ferramenta que permite rastrear e devolver valores em casos de fraude no Pix está disponível desde domingo passado. Com essa atualização, o Mecanismo Especial de Devolução (MED) passa a monitorar o trajeto do dinheiro em situações de golpes, fraudes ou coerções envolvendo o sistema de pagamentos instantâneos.
Inicialmente, o uso dessa novidade pelas instituições financeiras é opcional, mas a partir de 2 de fevereiro de 2026 se tornará obrigatório.
O MED foi lançado em 2021, um ano após a criação do Pix, com o objetivo de agilizar a devolução do dinheiro das vítimas em casos de golpes ou fraudes. No entanto, em 2022, bancos e o Banco Central identificaram a necessidade de ampliar o alcance deste mecanismo.
No formato original, a devolução era feita apenas da conta usada inicialmente na fraude. O problema é que os fraudadores costumam sacar ou transferir esses fundos para outras contas rapidamente antes que o bloqueio seja aplicado.
Com as melhorias, o MED agora identifica possíveis caminhos do dinheiro, indo além da primeira conta que recebeu a transferência. Essas informações são compartilhadas com as instituições financeiras envolvidas, possibilitando a devolução dos valores em até 11 dias após o usuário registrar a contestação.
Botão de contestação
Desde 1º de outubro, o Pix conta com o “botão de contestação”, uma funcionalidade integrada ao MED que pode ser acionada diretamente no aplicativo bancário em casos de fraude, golpes ou coerção.
Segundo o Banco Central, essa ferramenta facilita a contestação de transações feitas via Pix pelos usuários do sistema, tudo de forma digital e sem precisar falar com atendentes.
Essa função ajuda a acelerar o bloqueio dos fundos nas contas dos criminosos, permitindo que as vítimas recuperem seu dinheiro mais rapidamente.
Como solicitar a devolução do Pix?
De acordo com o Banco Central, para pedir a devolução é necessário registrar a solicitação na instituição financeira em até 80 dias após a realização do Pix.
Confira o passo a passo:
- Você faz a reclamação na sua instituição financeira;
- A instituição avalia a situação e, se confirmar que houve golpe, bloqueia os valores na conta do recebedor;
- A análise dura até 7 dias. Caso não seja constatada fraude, os valores são desbloqueados. Se for comprovada fraude, o dinheiro é devolvido integralmente ou parcialmente em até 96 horas, dependendo da disponibilidade de recursos na conta do fraudador;
- Se a devolução for parcial, o banco do fraudador continuará realizando bloqueios ou devoluções parciais sempre que novos fundos forem creditados nessa conta, até que o valor total seja recuperado ou até 90 dias após a transação original.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login