Notícias Recentes
PM apresenta novos equipamentos
A Polícia Militar apresentou, ontem (3), o aparato tecnológico que será utilizado pelas equipes durante a Copa do Mundo. Entre os itens apresentados estão unidades móveis, câmeras e armamento. Os mesmos materiais, durante e após o Mundial, serão destinados ao policiamento ostensivo de todas as regiões administrativas.
“A Polícia Militar não está somente preocupada com a questão da Copa, mas também está preparada para intervir em todo o Distrito Federal. Intensificaremos nosso policiamento ordinário, que é o dia a dia das cidades”, frisou o chefe do Departamento Operacional da PM, coronel Jaílson Ferreira.
Os equipamentos, adquiridos com recursos do GDF e da União, foram distribuídos entre os mais diversos setores da corporação e serão empregados, principalmente, em grandes eventos, como Pentecostes, no Taguaparque, em Taguatinga, a Copa do Mundo, e várias outras ocasiões de aglomeração que frequentemente acontecem na capital.
VIGILÂNCIA
Uma aliada da Polícia Militar, que contará com efetivo de 14 mil policiais, sendo 2 mil do administrativo, durante os megaeventos, será as câmeras de videomonitoramento. Assim como o Corpo de Bombeiros, a PM recebeu uma Plataforma de Observação Elevada, que consiste em uma carreta equipada com monitores e uma torre, de 15 m. Esse mastro sustenta 12 câmeras, algumas delas, inclusive, com capacidade de filmar no escuro e a uma distância de até 4 km.
As imagens obtidas por esses equipamentos são destinadas ao Centro Integrado de Comando e Controle, seção que é montada, também, sobre uma carreta, e equipada com diversos monitores e outros aparelhos eletrônicos que facilitam a análise do conteúdo das câmeras e o envio de informações ao Comando Geral Móvel e à Secretaria de Segurança Pública (SSP)
As câmeras fixas instaladas nas cidades e as existentes nas unidades móveis da corporação podem ser interligadas. A grande novidade permitida pela tecnologia, no entanto, será a conexão desse sistema com as câmeras de celulares dos policiais. Dessa forma, o militar que estiver na rua, com a permissão do comando, poderá ligar a câmera do smartphone e, ao vivo, mandar imagens para quem lidera a operação e para a SSP. Futuramente, a população também poderá mandar imagens à polícia.
O terceiro e último instrumento usado pela corporação no quesito imagem é o Comando Geral Móvel. Ele é um ônibus equipado para receber as informações dos outros dois módulos e, por abrigar o comandante da operação, é de onde partem as ordens e a condução da tropa que está nas ruas.
As unidades da PM serão estacionadas na Torre de TV durante a Copa do Mundo. As do Corpo de Bombeiros, que são semelhantes, estarão na Fan Fest, no Taguaparque.
A atuação em manifestações e grupos sociais, segundo o major Paim, do Batalhão de Choque, deve ser feita de forma respeitosa e com o mínimo de contato entre o policial e o manifestante. Para isso, a corporação dispõe de dois carros antitumulto e, nos próximos dias, deverá receber um terceiro.
Batizados de Centurion, as novas unidades foram adquiridas em substituição ao único veículo desse tipo que a PM tinha, em operação há 26 anos. Os novos dispõem de câmeras precisas capazes de identificar rostos e placas de carro a uma distância de mais de 300m.
Além dos veículos, a PM também conta com vários armamentos menos letais, como pistolas de choque, granadas de gás de diversos tipos e balas de borracha de calibres diferenciados, materiais que, de acordo com Paim, são eficazes para conter tumultos.
“Eles têm a finalidade de proteger a polícia e, por terem menor porte ofensivo, retiram o ânimo do manifestante continuar violento. Investimos pesado para que se evite o contato físico e que se mantenha a ordem pública”, acrescentou o militar.
A corporação também recebeu 800 exoesqueletos, uma espécie de armadura composta por capacete, colete à prova de balas, joelheira e protetor para as pernas e pés. Posteriormente, a corporação terá um total de 5 mil unidades desse equipamento.
OPERAÇÕES ESPECIAIS
A Cavalaria da PM também recebeu investimentos. Esse setor dispõe de 190 cavalos, porém, somente 125 estão em plena atividade e receberão novos equipamentos de proteção. Alguns desses animais que atuarão na Copa terão esse evento como último trabalho, uma vez que vão se aposentar. Os 200 militares que atuam nesse segmento também receberam novo aparato.
No quesito cães, a corporação colocará nas ruas do DF 10 farejadores de explosivos, 20 de narcóticos e 20 para operações que envolvam confrontos com pessoas. Já na parte de trânsito, a PM usará radares móveis com capacidade de alcance de aproximadamente 1,2km, bafômetros, talonário eletrônico – para aplicação de multas -, entre outros materiais.
Por último, o Batalhão de Operações Especiais, o Bope, conta com diversas tecnologias, entre elas robô para a varredura, detecção e detonação de explosivos, braço mecânico, bombas (como as de gás lacrimogêneo e de efeito moral), três aparelhos de raios X e outros utensílios.
Fonte: Alô
Você precisa estar logado para postar um comentário Login