Conecte Conosco

Notícias Recentes

PM inicia operação para monitorar trânsito em vias com mais crimes e acidentes em SP

Publicado

em

‘Operação Visibilidade’ começa nesta quinta com ampliação e intensificação do monitoramento de ruas e avenidas da capital. Objetivos são: reduzir mortes, roubos e dar fluidez ao trânsito no rush.

A Polícia Militar (PM) vai ampliar seu trabalho de monitoramento no trânsito a partir da tarde desta quinta-feira (29) focando vias com alto número de crimes e acidentes em São Paulo. Os principais objetivos da operação, batizada de ‘Visibilidade’, serão: dar segurança a pedestres e motoristas, reduzindo principalmente roubos, e mortes nas ruas, avenidas e marginais, além de dar fluidez nas travessias de pessoas e deslocamento de veículos nos horários de rush na capital.

Entre as vias que receberão policiais militares do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) está, por exemplo, a Estrada do M’Boi Mirim, na Zona Sul, que no ano passado foi recordista de mortes na capital, registrando 22 óbitos, de acordo com dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

A ‘Operação Visibilidade’ será lançada a partir das 15h no estacionamento do Estádio do Pacaembu, Zona Oeste da cidade. O evento coincide ainda com a mudança de comando do CPTran. Sai o coronel Claudir Roberto Teixeira de Miranda e entra Marcelo José Rabello Vianna.

Durante a operação, a população notará a presença maciça de policiais militares com bonés brancos , apitos e coletes refletivos em vias durante os horários de pico do trânsito, disse o coronel Marcelo Vianna  na quarta-feira (28), quando demonstrou como será a operação.

Ele falou com a reportagem no cruzamento entre as avenidas Paulista e Brigadeiro Luiz Antônio, no Centro, um dos pontos que receberá a ação por tempo indeterminado  “Os pontos foram buscados a partir de um estudo criterioso, com base na redução de indicadores criminais e indicadores de trânsito”, afirmou o coronel Vianna sobre a escolha das vias que receberão a operação.

PMs de trânsito vão trabalhar durante rush usando apitos para dar fluidez ao deslocamento de veículos e pedestres (Foto: Kleber Tomaz/G1)

PMs de trânsito vão trabalhar durante rush usando apitos para dar fluidez ao deslocamento de veículos e pedestres 

PM e CET

Segundo ele a ação será realizada em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que fornecerá agentes de trânsito, conhecidos por ‘marronzinhos’ por causa da cor do uniforme.

Ainda de acordo com o coronel, haverá aumento no número de policiais que orientam motoristas e pedestres e também monitoram o trânsito. O número de PMs passará de 100 para pouco mais de 200, e o de locais monitorados será ampliado de 32 para 83 pontos no horário de pico da manhã (das 6h às 9h30), e de 40 para 76 no da tarde e noite (17h às 21h).

Vianna informou que os policiais militares ajudarão na fluidez do trânsito, na travessia de pedestres, e buscarão inibir infrações por parte dos motoristas, aplicando multas. “O nosso grande objetivo é a preservação de vidas no trânsito”, disse o comandante, que também pretende reduzir os índices de criminalidade nas vias. “A presença do policial de trânsito inibirá roubos a pedestres e veículos”.

Agentes da CET e policiais militares de trânsito atuarão em conjunto, segundo coronel Marcelo Vianna (Foto: Kleber Tomaz/G1)

Agentes da CET e policiais militares de trânsito atuarão em conjunto, segundo coronel Marcelo Vianna 

Entre as vias que receberão a ação estão as avenidas Alcântara Machado e do Estado, na Zona Leste, que fazem parte das lista das 10 vias com mais acidentes de 2016, segundo ranking da CET. Também haverá monitoramento da Avenida Cruzeiro do Sul, na Zona Norte, considerada a mais letal em 2015.

O trabalho será realizado ainda nas marginais Tietê e Pinheiros. Em maio deste ano, o SP2 da TV Globo informou que o número de acidentes nessas vias aumentou nos quatro primeiros meses deste ano, segundo dados da PM. Já a prefeitura, que reduziu os limites de velocidade na via em janeiro, havia informado anteriormente que há redução nessas vias.

O novo comandante do CPTran, no entanto, afirmou nesta quinta-feira  que se baseia em dados de acidente da CET. “Dados estatísticos de acidentalidade orientam nossa estratégia operacional, mas em nenhum momento afirmo que houve aumento de acidentalidade”, disse o coronel Vianna. “Porque nos baseamos no relatório de acidentalidade da própria CET.”

Coronel Marcelo Vianna informou que 'Operação Visibilidade' ocorrerá por tempo indeterminado (Foto: Kleber Tomaz/G1)

Coronel Marcelo Vianna informou que ‘Operação Visibilidade’ ocorrerá por tempo indeterminado 

Veja outras vias que receberão operação

Algumas outras vias que serão monitoradas por policiais do CPTran estão os cruzamentos:

Rua João Teodoro x Avenida Tiradentes
Avenida do Estado x Avenida Santos Dumont
Avenida Engenheiro Caetano Alvares x Rua Voluntários da Pátria
Avenida Luis Dumont Villares x Av Leôncio de Magalhães (Praça Orlando Silva)
Rua da Móoca x Avenida Paes de Barros
Avenida Vereador Abel Ferreira x Avenida Regente Feijó
Avenida do Estado x Rua Mercúrio (sentido Centro
Avenida Cruzeiro do Sul x Rua Pedro Vicente
Avenida Cruzeiro do Sul x Avenida Zachi Narchi
Avenida Cruzeiro do Sul x Rua Darzan
Avenida do Estado x Rua Av. Mercúrio (sentido Centro)
Avenida Alcântara Machado x Rua da Figueira (canteiro central)
Avenida Alcântara Machado x Rua Almirante Brasil (sentido Centro)
Avenida Alcântara Machado x Rua Silva Jardim (sentido Centro)
Rua Melo Freire x Rua Apucarana (canteiro central – sentido Centro)

O CPTran não divulgou todas as vias que serão monitoradas e também não informou os índices criminais presentes nelas alegando questões estratégicas e de segurança.

Viaturas da PM de trânsito ficarão posicionadas nas esquinas dos cruzamentos, como esse entre as avenidas Paulista e Brigadeiro Luis Antonio (Foto: Kleber Tomaz/G1)

Viaturas da PM de trânsito ficarão posicionadas nas esquinas dos cruzamentos, como esse entre as avenidas Paulista e Brigadeiro Luis Antonio 

Radares desligados

Segundo o comandante, será solicitado à CET que desconsidere eventuais multas aplicadas a motoristas que ultrapassem o semáforo vermelho após orientação de um policial.

“Quando um policial militar ou quando um agente de trânsito da CET pedir, através do sinal e do apito, ou seja, do gesto, que um condutor de um veículo avance o sinal vermelho, obviamente nós vamos pedir à Companhia de Engenharia de Tráfego, naqueles semáforos que são inteligentes, que faça o desligamento do radar para que o condutor, ao cumprir a ordem do agente de trânsito, não receba em sua casa uma notificação de autuação por passar no semáforo vermelho”, disse Vianna.

A companhia de tráfego municipal não se manifestou, porém, sobre a parceria com a Polícia Militar na operação e não detalhou como será o procedimento em relação aos radares nos pontos de fiscalização.

A capital paulista tem 8,4 milhões de veículos registrados, segundo o Detran.

Motocicletas da CET que serão usadas em operação (Foto: Kleber Tomaz/G1)

Motocicletas da CET que serão usadas em operação 

VIAS MAIS PERIGOSAS EM 2016

VIA ACIDENTES MORTES
Marginal Pinheiros 254 11
Marginal Tietê 218 15
Av. Sen. Teotônio Vilela 143 12
Estrada de Itapecerica 140 9
Estrada do M’Boi Mirim 134 22
Av. Dona Belmira Marin 124 9
Av. Aricanduva 121 5
Av. Alcântara Machado 108 6
Av. Sapopemba 103 5
Av. do Estado 103 4
Policial militar de trânsito e agente da CET (Foto: Kleber Tomaz/G1)

Policial militar de trânsito e agente da CET 

Mais letal

Conhecida pelos grandes congestionamentos, a Estrada do M’Boi Mirim possui cerca de 16 km de extensão e liga o Jardim São Luis ao Jardim Ângela. As mortes ocorridas na Estrada do M’Boi Mirim em 2016 foram contabilizadas após 18 acidentes fatais (4 atropelamentos e 14 acidentes com veículos).

A Marginal Tietê e a Avenida Carlos Caldeira Filho ficaram empatadas na segunda posição, com 15 mortes cada. Em terceiro lugar aparece a Avenida Senador Teotônio Vilela com 12 mortes. A Marginal Pinheiros registrou 12 mortes no ano e aparece na quinta posição das vias mais mortais.

Segundo a PM, a cidade teve 16.814 acidentes com vítimas em 2016, 19,7% menos que em 2015, quando foram 20.947 acidentes. O número de óbitos caiu 15,1%, de 1.119 óbitos para 950.

Bombeiros fazem resgate de acidente em M'Boi Mirim que causou uma morte (Foto: Alexandre Serpa/Futura Press/Estadão Conteúdo)

Bombeiros fazem resgate de acidente em M’Boi Mirim que causou uma morte

Fonte: G1

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados