Conecte Conosco

Destaque

PM participará de ato contra feminicídio na Avenida Paulista após reunião

Publicado

em

O grupo Levante Mulheres Vivas está organizando uma manifestação para o próximo domingo (7/12) na Avenida Paulista, em São Paulo, com o objetivo de protestar contra casos recentes de feminicídio, tanto tentados quanto consumados. Recentemente, a Polícia Militar confirmou por meio das redes sociais que estará presente para garantir a segurança do evento.

Essa decisão foi tomada após uma reunião realizada na manhã da sexta-feira (5/12) entre as coordenadoras do movimento e representantes da corporação.

De acordo com o próprio Levante Mulheres Vivas, “houve um encontro de mediação com a Polícia Militar, e ficou acordado que o ato acontecerá no MASP, às 14h do domingo. A PM estará presente com sua equipe e mediadores para assegurar a proteção dos participantes e a garantia do direito à manifestação”.

O movimento expressou gratidão à participação da Polícia Militar de São Paulo na defesa da vida das mulheres e concluiu com um convite para o encontro no MASP no dia 7.

Antecedentes sobre a segurança no ato

Inicialmente, a Polícia Militar havia comunicado que não poderia garantir a segurança da manifestação devido à previsão de um protesto considerado “antagônico” que ocorreria no mesmo local e horário. Esse outro ato foi organizado por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro visando a anistia do político.

Em correspondência dirigida à deputada federal Sâmia Bomfim (PSol), o responsável pela Seção Operacional do 11º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano, que cobre a região da Paulista, mencionou o Decreto Estadual nº 64.074/2019, que exige comunicação prévia mínima de cinco dias para manifestações “antagônicas” no mesmo local.

Sâmia Bomfim destacou o desconforto gerado pelo uso da palavra “antagônico”, já que a manifestação contra o feminicídio não se enquadra em uma agenda política de esquerda e não tem oposição ao outro protesto.

Nota da Secretaria de Segurança Pública

Em comunicado oficial, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Militar direcionou equipes do BAEP, CPAM-1 e CPTran para acompanhar as duas manifestações agendadas para domingo na Avenida Paulista.

Foi acordado em reuniões com os organizadores que cada grupo permanecerá em pontos distintos. Um dos grupos estará concentrado no MASP, enquanto o outro se deslocará para outra área. Policiais estarão posicionados ao longo da via para assegurar a ordem e a segurança de todos os participantes.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados