Conecte Conosco

Economia

PMI da indústria brasileira sobe para 48,8 em novembro

Publicado

em

O índice dos gerentes de compras (PMI), que avalia a atividade industrial do Brasil, registrou uma alta para 48,8 pontos em novembro, ante 48,2 em outubro, conforme dados divulgados pela S&P Global.

Embora tenha havido uma leve melhoria, este foi o sétimo mês consecutivo em que o indicador permaneceu abaixo dos 50 pontos, sinalizando uma contração na atividade do setor.

Pollyanna de Lima, diretora associada de Economia da S&P Global, comentou que os empresários consultados continuaram sentindo o impacto negativo das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre o volume de negócios ao longo do mês.

“Apesar disso, os fabricantes no Brasil mantêm a esperança de que negociações comerciais eficazes resultem em estímulo à produção. Vale destacar que a maior parte dos dados foi coletada antes do anúncio em 20 de novembro sobre a remoção da tarifa de 40% sobre produtos alimentícios como carne bovina, café, cacau e frutas”, explicou ela.

A S&P também ressaltou que, em novembro, houve um pequeno crescimento no emprego do setor industrial e um aumento na confiança dos empresários. No entanto, as condições de demanda continuam desafiadoras, levando a uma redução generalizada nos custos e preços dos insumos e produtos finais.

“É importante notar que os preços dos produtos finais caíram na velocidade mais rápida dos últimos dois anos e meio, impulsionados pela forte competição por novos contratos. Se essa tendência de queda nos preços se mantiver, as empresas poderão ver suas expectativas por taxas de juros mais baixas se realizarem no início de 2026”, enfatizou a diretora da S&P.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados