Conecte Conosco

Economia

PMI de Serviços no Brasil cresce para 53,7 pontos em dezembro

Publicado

em

O índice PMI, que mensura a atividade do setor de serviços no Brasil, subiu de 50,1 pontos em novembro para 53,7 pontos em dezembro, indicando um crescimento mais rápido em mais de um ano. Valores acima de 50 pontos sinalizam expansão da atividade.

Esses dados foram divulgados na terça-feira, dia 6, pela S&P Global, que destacou uma melhoria significativa na demanda por serviços, com as vendas aumentando pelo segundo mês consecutivo e no maior ritmo desde novembro de 2024.

Para atender a esse crescimento nos novos pedidos, as empresas de serviços no Brasil contrataram mais funcionários, registrando o maior aumento no emprego desde março.

Pollyanna de Lima, diretora associada de Economia da S&P Global, comentou que as empresas brasileiras de serviços ficaram satisfeitas com o aumento da demanda à medida que se aproximava o período das festas, o que impulsionou o crescimento nas vendas, a manutenção do emprego e a melhor recuperação da atividade de serviços em 14 meses.

A queda nas pressões inflacionárias em todo o setor de serviços, junto com novas reduções nos custos e preços industriais, ajudou a controlar a inflação geral do setor privado em dezembro.

Pollyanna de Lima também ressaltou que, embora os provedores de serviços estejam otimistas com as perspectivas de crescimento, a confiança foi levemente afetada pelas preocupações de que as eleições de 2026 possam trazer desafios econômicos.

PMI Composto

O PMI Composto, que avalia conjuntamente a atividade das empresas de serviços e da indústria, aumentou de 49,6 pontos em novembro para 52,1 pontos em dezembro, indicando a primeira expansão da atividade econômica do setor privado em nove meses.

Esse crescimento na atividade econômica geral foi impulsionado exclusivamente pelo avanço no setor de serviços, enquanto a produção industrial permaneceu em retração.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados