Conecte Conosco

Notícias Recentes

Podemos critica PF e quer anular cassação de prefeito em São Bernardo

Publicado

em

Renata Abreu, presidente do Podemos, afirmou nesta segunda-feira (25/8) que espera que a investigação da Polícia Federal (PF) que resultou na cassação do prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima, seja anulada. Ele é acusado de envolvimento em um esquema de corrupção milionário, onde empresas contratadas pela prefeitura custeavam despesas pessoais de agentes públicos.

Renata Abreu declarou que a defesa pretende recorrer para anular o processo alegando que as provas foram obtidas irregularmente pela PF: “Temos informações de que a operação foi ilegal, pois não havia mandado de busca e apreensão válido. A busca foi feita para uma pessoa sem ligação com ele [Marcelo Lima]”.

Conforme a polícia, as investigações começaram por acaso em junho, quando agentes encontraram R$ 14 milhões na casa de Paulo Iran, ex-funcionário da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). No celular de Iran, foi descoberto um sistema de pagamento de propinas que favorecia o prefeito, incluindo pagamento de cartão de crédito, passagens aéreas e mensalidade da faculdade de medicina da filha de Marcelo Lima.

São Bernardo do Campo é uma das poucas cidades comandadas por políticos do Podemos no Brasil. O partido já havia manifestado apoio a Marcelo Lima e aguardava o andamento das investigações. Agora, Renata Abreu acompanha o caso de perto e garante que advogados pedirão a anulação da busca realizada na casa de Paulo Iran, alegando irregularidade no mandado.

“O mandado era para outra pessoa que não tinha relação com Marcelo Lima, e mesmo assim fizeram a busca e apreensão na residência de outra pessoa sem o mandado correto”, completou Renata.

Quem é Marcelo Lima

Marcelo Lima já foi vereador em São Bernardo e eleito vice-prefeito em 2016, na chapa do ex-prefeito Orlando Morando (PSDB). Em 2020, na mesma chapa, foi eleito prefeito. Em 2022, conquistou uma vaga como deputado federal, mas teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em novembro de 2023, por infidelidade partidária, após sair ilegalmente do Solidariedade.

Nas eleições recentes, apesar de ter feito parte da chapa do ex-prefeito, não recebeu apoio de Orlando Morando no primeiro turno, que apoiou sua sobrinha Flávia Morando. No segundo turno, Morando mudou o voto e apoiou Marcelo Lima, que venceu com 28,64% dos votos.

Devido ao afastamento do prefeito, a vice-prefeita Jéssica Cormick deve assumir o cargo na prefeitura de São Bernardo do Campo.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados