Notícias Recentes
Polícia age contra venda de vapes após crescer doença pulmonar em jovens

Ao notar o crescimento do número de jovens com problemas pulmonares, a Polícia Civil realizou, na terça-feira (19/8), uma operação em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, prendendo quatro empresários e apreendendo centenas de cigarros eletrônicos.
Durante um mês, a polícia investigou quatro empresários que distribuíam Dispositivos Eletrônicos de Fumar (DEF) em larga escala, além de fiscalizar 59 estabelecimentos que comercializavam esses produtos, todos proibidos no Brasil. Foram apreendidos 627 cigarros eletrônicos e 429 refis, encaminhados para perícia e futura destruição.
A Delegacia Seccional de São José do Rio Preto declarou que essa ação foi resultado de um trabalho de inteligência em saúde pública. A investigação apontou um aumento de casos de fibrose pulmonar entre jovens na região, uma condição que provoca inflamação e cicatrizes nos pulmões.
A Polícia Civil destacou ainda um caso preocupante de um adolescente que poderá precisar de transplante de pulmão devido ao uso do cigarro eletrônico.
Por ser um produto proibido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não existe controle sobre as substâncias contidas nos refis utilizados, aumentando o número de mortes relacionadas ao consumo desses cigarros. Uma nota técnica conjunta sugere que médicos incluam o uso do cigarro eletrônico nas declarações de óbito quando for o caso.
O documento, elaborado pelo Ministério da Saúde, Instituto Nacional do Câncer, Anvisa e Secretarias de Vigilância em Saúde, alerta que a maioria dos cigarros eletrônicos contém nicotina e outras substâncias químicas tóxicas, que geram dependência e diversos problemas, incluindo doenças pulmonares e cardíacas.
Em 2019, foi identificada uma lesão pulmonar grave relacionada ao uso do cigarro eletrônico chamada Evali (Lesão pulmonar associada ao uso de produtos de cigarro eletrônico ou vape), ressaltando os perigos do produto e a necessidade de registro dos casos e mortes decorrentes.
Os sintomas do Evali incluem tosse, dores no peito e no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, além de febre, tremores e perda de peso significativa.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login