Conecte Conosco

Destaque

Polícia investiga rappers por fala contra Israel em festival britânico

Publicado

em

A polícia do Reino Unido iniciou uma investigação nesta segunda-feira (30) após a dupla de rap Bob Vylan fazer comentários contra Israel durante sua apresentação no festival de Glastonbury no sábado.

A investigação também inclui a banda do norte da Irlanda, Kneecap, que realizou declarações semelhantes no palco do famoso festival britânico.

Segundo a polícia de Avon e Somerset, no sudoeste do país, após a análise de vídeos e áudios das apresentações de ambos os grupos, foi decidido que uma apuração criminal era necessária e, portanto, foi aberta uma investigação.

Durante a apresentação, um dos rappers incentivou o público a cantar “Morte, morte à IDF!”, referindo-se às Forças de Defesa de Israel.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, condenou fortemente os comentários, afirmando que “não há justificativa para esse tipo de discurso de ódio terrível”.

A controvérsia ganhou repercussão global quando os Estados Unidos revogaram os vistos dos dois rappers poucos meses antes da turnê americana deles.

Christopher Landau, subsecretário de Estado dos EUA, declarou em sua conta no X que estrangeiros que promovem violência e ódio não são bem-vindos no país.

A BBC, que transmitia ao vivo o show através de sua plataforma dedicada ao festival, pediu desculpas por não ter interrompido a transmissão do evento.

A emissora ressaltou que “milhões de pessoas” assistiram ao festival, mas a transmissão ao vivo contou com comentários profundamente ofensivos provenientes da apresentação da dupla Bob Vylan.

“A BBC valoriza a liberdade de expressão, mas repudia veementemente qualquer incitação à violência”, declarou o grupo de mídia.

O órgão regulador Office of Communications (Ofcom) afirmou que a emissora precisa fornecer explicações a respeito do ocorrido.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados