Notícias Recentes
Polícia prende suspeito de roubar arma de PM ferido em Paraisópolis

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) capturou na noite deste sábado (9/8) o suspeito que subtraiu a arma do cabo da Polícia Militar (PM) Johannes Santana, baleado no pescoço durante abordagem em Paraisópolis, região sul de São Paulo, na última quinta-feira (7/8). O detido foi identificado como Gabriel Vieira dos Santos.
Conforme informado pelo Deic, junto ao suspeito foram recuperados a pistola utilizada pelo policial e uma lanterna. O homem foi encaminhado à sede do departamento para procedimentos.
Detalhes do crime
No dia 7/8, o cabo Johannes Santana foi ferido no pescoço durante tentativa de abordagem na favela de Paraisópolis. Câmeras corporais do policial mostram a perseguição que culminou no ferimento até o socorro. Ele comunica-se com o Copom repetindo que foi baleado e teve sua arma roubada, além de questionar testemunhas sobre a natureza do ferimento.
Durante a ação, moradores se aproximaram e questionaram o policial sobre a abordagem. O suspeito resistiu à ação policial e, em luta corporal, conseguiu se aproximar do cabo, desferindo o disparo à queima-roupa no pescoço do agente, que não percebeu o momento em que foi atacado.
Socorro e recuperação
Após o tiro, o policial caiu no chão pedindo ajuda e informando o roubo da arma. Ele permaneceu consciente enquanto aguardava a chegada da equipe, que logo o socorreu. Johannes Santana recebeu alta médica na sexta-feira (8/8) após exames indicarem ausência de danos graves, embora uma pequena fratura tenha sido constatada na coluna. O policial manteve contato com familiares para tranquilizá-los após o ocorrido.
Outras prisões e buscas
Na sexta-feira (8/8), a Polícia Militar prendeu outro suspeito que participou da ocorrência, identificado por atrapalhar a prisão do autor do disparo, um jovem chamado Kauan Alison Alves dos Santos, de 20 anos, que continua foragido. Com este detido, foram apreendidos celulares e uma arma — que não é a roubada do cabo Johannes Santana.
Impacto na comunidade
Após os eventos, duas escolas infantis próximas liberaram os alunos mais cedo como medida de segurança diante do clima de tensão na comunidade. Em julho, uma manifestação na região também mobilizou grande contingente policial após uma operação que resultou em um morto.
Crescimento de incidentes com policiais
Dados da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo revelam que a cidade concentra mais da metade dos registros de policiais militares feridos no estado no primeiro semestre deste ano. A capital apresentou um aumento significativo no número de agentes baleados enquanto estavam em serviço, evidenciando um cenário preocupante para a segurança pública.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login