Brasil
Polícia prende três pessoas após encontrar blindagens de materiais radioativos em SP
Agentes do 53°DP realizaram prisões em flagrante neste sábado; colunas radioativas ainda não foram encontradas
Todas as blindagens do material radioativo que havia sido furtado no último domingo (30), foram encontradas na noite deste sábado (6) pela Polícia Civil no bairro de Parque do Carmo, na zona leste de São Paulo.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), agentes policiais do 53° DP (Parque do Carmo) prenderam três pessoas em flagrante por receptação e posse de material nuclear. Segundo a polícia, a ocorrência terminou por volta da meia noite.
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) informou à CNN que, depois de uma análise do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, os cinco cilindros de chumbo encontrados correspondem aos cinco geradores que estavam desaparecidos.
As cinco colunas com material radioativo ainda não foram encontradas. Segundo a CNEN, as quatro colunas de Molibidênio-99 não apresentam risco, pois já foram exauridas. Mas o material de Germânio-68 requer um maior cuidado, já que apresenta atividade.
O núcleo de Ge-68 é utilizado para a geração do rádiofarmaco Gálio-68, que é usado na medicina nuclear.
A CNEN encomendou ao Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), unidade científica do órgão, uma análise dos potenciais riscos das colunas radioativas.
O instituto já adiantou que todos os radioativos não apresentam risco preocupante, mesmo em caso de uma manipulação inadequada. O estudo deve ser divulgado ainda neste domingo (7).
O 53°DP (Parque do Carmo) continua investigando o caso.
*Esta matéria está em atualização
CNN
Você precisa estar logado para postar um comentário Login