Mundo
Polônia e Otan enviam aviões devido a drones russos na zona fronteiriça com Ucrânia

A Polônia e a Otan despacharam helicópteros e caças neste sábado (13) por conta de ataques executados por drones russos na Ucrânia, próximos da fronteira polonesa, conforme informado pelas autoridades locais.
”Devido ao risco iminente de ataques por veículos aéreos não tripulados [drones] nas áreas ucranianas próximas à Polônia, aeronaves polonesas e aliadas estão patrulhando nosso espaço aéreo, enquanto os sistemas terrestres de defesa aérea e de detecção por radar estão em estado máximo de prontidão”, comunicou o Comando Operacional das Forças Armadas polonesas no X.
O vice-ministro da Defesa, Cezary Tomczyk, explicou que helicópteros também foram mobilizados.
A Polônia e os países membros da Aliança Atlântica presentes em seu território mantêm estado de alerta desde a noite de 9 de setembro, quando aproximadamente 20 drones russos invadiram o espaço aéreo polonês.
Na Europa, países como França, Alemanha e Suécia confirmaram que reforçarão a defesa aérea da Polônia em sua fronteira oriental com a Ucrânia e Belarus.
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, declarou no X a “ameaça causada pelos drones russos operando sobre a Ucrânia, perto da fronteira polonesa” neste sábado.
O espaço aéreo do aeroporto de Lublin, na região sudeste, foi temporariamente fechado, levando a desvios e atrasos em vários voos.
Donald Tusk informou à noite que o alerta foi suspenso, pouco depois da Romênia reportar a entrada de um drone russo em seu espaço aéreo.
“Permanecemos vigilantes”, ressaltou o líder do governo polonês.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login