Economia
Por que o Dia do Trabalho nos EUA é em data diferente

O dia 1º de maio é conhecido mundialmente como Dia do Trabalho, mas nos Estados Unidos, a data é comemorada na primeira segunda-feira de setembro, diferente de muitos países que celebram em maio.
Nos EUA, a celebração do Dia do Trabalho teve início em setembro de 1882, quando trabalhadores de Nova York organizaram uma parada com desfiles e faixas para mostrar a força da classe trabalhadora.
Essa comemoração foi inspirada pelos protestos de Chicago, onde em 1º de maio de 1886 os trabalhadores, apoiados pela Federação Americana do Trabalho, começaram uma greve para exigir a redução da jornada de trabalho de até 13 horas para oito horas diárias e melhores condições de trabalho.
O protesto culminou em um confronto violento na noite de 4 de maio, que resultou em mortes e feridos, um evento que repercutiu mundialmente. Em 1889, a Segunda Internacional, reunida na França, instituiu o 1º de maio como Dia do Trabalho em memória ao início desses protestos.
Renata Moraes, professora de História da UERJ, explica que na França o dia originalmente seria 14 de julho, mas como representava a burguesia, a data escolhida pelos trabalhadores foi 1º de maio, data que começou a ser celebrada em 1890 com paralisações e feriados.
A celebração do Dia do Trabalho se espalhou pelo mundo, incluindo países como Rússia em 1920 e atualmente cerca de 80 nações, como Itália, Alemanha, China e Portugal, adotam a data de 1º de maio.
Nos Estados Unidos, muitas cidades já comemoravam a data a partir de 1885, e estados passaram a reconhecer o feriado a partir de 1887, com o Congresso Nacional oficializando o feriado em 1894.
Quanto à origem da ideia do Dia do Trabalho nos EUA, não há consenso, mas dois nomes se destacam: Peter McGuire, cofundador da Federação Americana do Trabalho, que propôs um dia para homenagear os trabalhadores que construíram a riqueza do país, e Matthew Maguire, maquinista e secretário sindical em Nova York, que também apresentou uma sugestão similar no mesmo ano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login