Brasil
Por que o governador de MT esteve na posse de Campbell no CNJ?
O governador Mauro Mendes (União) esteve presente nesta terça-feira (03/09), na posse do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, como novo corregedor Nacional de Justiça.
A presença do chefe do Poder Executivo de Mato Grosso nesta posse não pegou bem, tendo em vista que o Poder Judiciário do Estado, em um curto espaço de tempo, se viu diante de duas crises envolvendo magistrados. O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ratificou, no dia 2/8, por unanimidade, o afastamento cautelar imediato das funções dos desembargadores do TJMT Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho, determinado pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.
A decisão está relacionada à investigação dos vínculos mantidos entre os desembargadores com o advogado Roberto Zampieri, vítima de homicídio em dezembro do ano passado, em frente ao seu escritório, em Cuiabá. A investigação da morte do advogado tramita na 12.ª Vara Criminal de Cuiabá e, segundo o Ministério Público do MT, pode ter relação com decisões proferidas pela Justiça de Mato Grosso.
Há indícios de que os magistrados mantinham amizade íntima com o falecido advogado Roberto Zampieri – o que os tornaria suspeitos para decidir processos patrocinados por ele – e recebiam vantagens financeiras indevidas e presentes de elevado valor para julgarem recursos de acordo com os interesses de Zampieri.
Já na semana passada, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) ingressou com um pedido de Reclamação Disciplinar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) pelo estreito relacionamento entre o Juiz eleitoral Jamilson Haddad Campos e o presidente da ALMT.
No dia 16/8, Jamilson Haddad Campos pediu afastamento do cargo, em despacho enviado à presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Maria Aparecida Ribeiro, para as medidas cabíveis.
Embora os motivos sejam diferentes, a crise não passa despercebida, manchando a credibilidade institucional de um Poder que deveria representar a imparcialidade acima de tudo, mas que infelizmente conta com membros que misturam as coisas sem nenhum pudor.
Com informações de O Globo e Repórter MT
Você precisa estar logado para postar um comentário Login