Notícias Recentes
Por que uma criança de 10 anos teve o visto cancelado? Questiona Padilha

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), criticou a decisão do governo dos EUA de Donald Trump de cancelar o visto da filha e da esposa.
Ele expressou estar “indignado” com o que chamou de “ação injusta” das autoridades americanas por fazerem isso com uma criança de dez anos.
— As pessoas que tomaram essa decisão, e o grupo ligado a Bolsonaro, que está por trás disso, precisam explicar. Não só para mim, mas para o Brasil e para o mundo inteiro, qual o perigo que uma criança de dez anos poderia representar para o governo americano? Estou extremamente indignado com essa medida injusta — declarou Padilha em entrevista à GloboNews.
A filha e a esposa de Padilha estão no Brasil e receberam a notificação da suspensão do visto por e-mail, enviado pelo Consulado Geral dos EUA nesta sexta-feira. O ministro, cujo documento venceu em 2024, não teve o visto cancelado.
Nas últimas semanas, Padilha intensificou suas críticas ao governo Trump. Em entrevista ao GLOBO no dia 2, afirmou que vê as atitudes de Trump como uma oportunidade para o Brasil ampliar suas parcerias internacionais. O cancelamento dos vistos foi antecipado pelo portal G1.
Na quarta-feira, os Estados Unidos anunciaram a revogação do visto de funcionários brasileiros ligados ao programa Mais Médicos.
O Departamento de Estado Americano informou que Mozart Julio Tabosa Sales, Alberto Kleiman e seus familiares foram sancionados. Ambos trabalharam no Ministério da Saúde durante o programa e participaram do planejamento e implementação dessa iniciativa no Brasil.
A ministra de Relações Institucionais do governo, Gleisi Hoffmann, utilizou sua rede social para criticar a suspensão do visto da família de Padilha, chamando a medida de “ação injusta”:
“Punir uma criança e a família do ministro Padilha como fez o governo de Trump, estimulado por Bolsonaro, é uma atitude cruel. É assim que agem grupos de extrema-direita e seus apoiadores. Mas o Brasil se orgulha do ministro que criou o programa Mais Médicos e de toda sua equipe. Eles salvaram vidas, diferente do que Bolsonaro fez durante a pandemia.”

Você precisa estar logado para postar um comentário Login