Conecte Conosco

Saúde

Portarias ampliam cobertura da estratégia Saúde da Família

Publicado

em

Serão credenciadas 9.987 novas equipes e serviços de Atenção Primária em 1.208 municípios

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou, na noite desta quarta-feira (3), um conjunto de portarias que representam investimentos de R$ 233,6 milhões para ampliação da cobertura da estratégia Saúde da Família, por meio do credenciamento de 9.987 novas equipes e serviços de Atenção Primária em 1.208 municípios. Esse reforço, segundo o ministro, possibilitará a qualificação do atendimento prestado à população, com mais consultas, exames e medicamentos disponíveis. Mandetta assinou as portarias em Brasília, durante o XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), que reúne cerca de 5 mil pessoas, entre gestores e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as esferas de governo.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a iniciativa permitirá que cerca de 10 milhões de pessoas passem a ser assistidas com serviços da Atenção Primária, que é a principal porta de entrada do SUS, para garantia do acesso a cuidados fundamentais de promoção da saúde e prevenção de doenças. Serão credenciadas 1.430 novas Equipes de Saúde da Família; 1.472 novas Equipes de Saúde Bucal; 6.287 novos Agentes Comunitários de Saúde; 565 novos Laboratórios de Próteses Dentárias; 140 novos Polos de Academias da Saúde; 50 novos Centros Especializados em Odontologia; 27 novas Equipes de Saúde Prisional; 10 novas Equipes de Consultórios na Rua; 6 novas Unidades Odontológicas Móveis.
“Que a gente reconheça as pessoas como o principal sujeito de direitos deste nosso sistema, e que tenhamos uma atenção básica que não seja simplesmente a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde, mas sim que essa atenção primária seja a coordenadora do sistema e possa levar esta pessoa aos portos seguros de complementariedade, para clínicas especializadas, para que possamos dar resolutividade à atenção primária, e possamos dar mais diagnósticos, e possamos chegar mais cedo às terapias inúmeras que virão no século vinte e um”, discursou o ministro da Saúde durante o evento.
“Nós iremos aumentar, ao máximo, a resolutividade da base, porque é ela a alma do Sistema Único de Saúde, e vocês (secretários municipais de Saúde) serão as pernas desse sistema de saúde. Nós não vamos deixar ninguém para trás”, frisou Mandetta.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados