Mundo
Portugal reconhece carteira de motorista brasileira
O presidente Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, firmou nesta quarta-feira, 7, um decreto oficial que aceita a carteira nacional de habilitação (CNH) do Brasil. Este acordo foi iniciado entre os dois países em 22 de setembro de 2023 e só agora foi aprovado oficialmente.
O acordo intitulado “Acordo entre a República Portuguesa e a República Federativa do Brasil sobre o Reconhecimento Mútuo dos Títulos de Condução” estabelece os seguintes critérios para o reconhecimento:
- O documento de habilitação deve ter sido emitido no Brasil ou em Portugal;
- Deve ter menos de 15 anos desde sua emissão;
- Precisa estar de acordo com as leis locais;
- Aplica-se às categorias A e B para condutores com até 60 anos de idade; para outras categorias é necessária a carteira portuguesa.
Com o decreto, brasileiros poderão dirigir em Portugal usando sua carteira brasileira dentro do prazo de validade, sem a necessidade de emitir ou trocar para uma carteira portuguesa. Por princípio de reciprocidade, a mesma regra é válida para portugueses que residem no Brasil.
Segundo dados da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), cerca de 500 mil brasileiros vivem em Portugal, compondo a maior comunidade de estrangeiros no país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login