Conecte Conosco

Mundo

Portugal reserva 1 milhão para fundo de proteção das florestas do Brasil

Publicado

em

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, anunciou um investimento de € 1 milhão no Fundo Florestal Tropical para Sempre (TFFF). O comunicado foi feito na Cúpula de Líderes, realizada antes da Conferência do Clima da ONU (COP30). Montenegro afirmou que Portugal será um país fundador deste fundo.

Até o momento, somente o Brasil fez uma contribuição significativa de US$ 1 bilhão ao fundo. A Indonésia também declarou que fará uma doação, embora ainda não tenha divulgado o valor.

Nesta quinta-feira, 6, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará um almoço com chefes de Estado para solicitar que outras nações apoiem o fundo.

Recentemente, diplomatas expressaram preocupações de que os fundos recebidos possam ser simbólicos, como o de Portugal, com o intuito de que países se destaquem como investidores e participem do evento.

Conforme reportagem do Estadão, o Brasil está empenhado em aprovar uma declaração de endosso ao TFFF. Este documento faz parte das seis propostas que o país está apresentando na Cúpula.

Nos bastidores, o sucesso do Fundo Florestal Tropical para Sempre é visto como crucial para medir a performance do Brasil na COP-30, já que o fundo é uma iniciativa estratégica do país para oferecer soluções ao problema climático.

Espera-se que mais contribuições sejam anunciadas durante a sequência de pronunciamentos dos líderes, especialmente por países com grandes áreas florestais que poderão ser beneficiados com o projeto.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados