Mundo
Possível encontro entre Lula e Zelenski em Nova York

O governo brasileiro sinalizou que existe a chance de um encontro bilateral entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, em Nova York na próxima semana, conforme apurou o Estadão/Broadcast.
O pedido para essa reunião partiu do governo ucraniano, segundo fontes consultadas pela reportagem. Até o momento, o Brasil ainda não confirmou a participação.
Nos últimos dois meses, houve tentativas não concretizadas de realizar uma ligação entre os dois líderes, enquanto o ex-presidente Donald Trump negociava diretamente com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre a guerra na Ucrânia. Segundo membros do governo Lula, o principal desafio tem sido alinhar as agendas.
Lula recebeu dois telefonemas de Putin e foi informado sobre as tratativas para um possível acordo de paz. Além disso, discutiu a guerra e as condições russas com Putin e os demais líderes dos BRICS em uma reunião virtual no início de setembro.
Existem obstáculos para que o encontro aconteça, embora fontes do governo brasileiro afirmem que o interesse na reunião é mútuo. Um deles é que Zelenski, por questões de segurança, divulga poucos detalhes sobre sua agenda, dificultando o agendamento.
Lula e Zelenski já conversaram por telefone e se encontraram uma vez em 2023, também em Nova York. Antes disso, tiveram desencontros em cúpulas do G7, incluindo uma ocasião com versões conflitantes sobre os motivos, em Osaka, no Japão, e outra em Kananaskis, no Canadá.
Por outro lado, o Brasil recebeu cerca de 30 pedidos para reuniões bilaterais, com a definição final prevista para ser feita pela equipe de Lula no domingo, dia 21. Estima-se que pelo menos dez dessas reuniões possam ocorrer.
No meio diplomático, as confirmações são realizadas com pouca antecedência para evitar constrangimentos por cancelamentos e manter margem para avaliar solicitações urgentes de última hora.
Lula embarca neste domingo para Nova York e deve chegar no início da noite. Seu cronograma começa na segunda-feira, dia 22.
O foco principal será o Debate Geral da Assembleia Geral das Nações Unidas, na terça-feira, dia 23, ocasião em que, como de costume, o presidente brasileiro costuma fazer a fala de abertura.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login