Mundo
Possível paralisação no DHS por impasse nas negociações nos EUA
Uma paralisação no Departamento de Segurança Interna (DHS) dos Estados Unidos parece inevitável à medida que legisladores na Câmara e no Senado se preparam para um recesso de 10 dias, sem avanços nas negociações com a Casa Branca sobre as demandas dos democratas por novas restrições.
Nos últimos dias, democratas e representantes da Casa Branca trocaram propostas relacionadas às práticas da campanha contra imigração liderada pelo presidente Donald Trump.
Entre as exigências dos democratas estão a melhoria na identificação dos agentes do Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE) e outras forças federais, a criação de um novo código de conduta para essas agências e o aumento no uso de mandados judiciais.
A Casa Branca apresentou uma última proposta na noite de quarta-feira, mas o presidente Trump afirmou a jornalistas na quinta-feira que algumas das reivindicações democratas seriam “muito, muito difíceis de aprovar”.
Os democratas consideram que a oferta da Casa Branca, que não foi tornada pública, não contem restrições suficientes ao ICE, principalmente após dois manifestantes terem sido fatalmente baleados no mês anterior.
O líder democrata do Senado, Chuck Schumer, de Nova York, declarou na quinta-feira, após o Senado rejeitar o projeto de lei para financiar o Departamento, que a proposta não era “séria”.
Os legisladores foram informados de que devem retornar a Washington caso os dois lados cheguem a um acordo para evitar a paralisação esperada.
A senadora Patty Murray, principal democrata no Comitê de Apropriações do Senado, afirmou a repórteres que os democratas irão apresentar uma contraproposta à Casa Branca durante o fim de semana.
Fonte: Associated Press.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login