Economia
Powell diz que tarifas elevam pressão sobre preços nos EUA

O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, declarou nesta terça-feira, 14, que as tarifas estão causando um aumento na pressão sobre os preços nos Estados Unidos, conforme mostram dados recentes.
Durante sua fala no encontro anual da National Association for Business Economics (Nabe), ele destacou que a inflação subjacente, medida pelo índice de gastos com consumo (PCE), alcançou 2,9% em agosto, um pouco acima do início do ano, impulsionada principalmente pelo aumento dos preços dos bens, enquanto os serviços habitacionais mostram um processo de desinflação.
Powell ressaltou que o encarecimento dos produtos de bens está vinculado principalmente às tarifas, e não a pressões inflacionárias generalizadas, e que as medidas protecionistas recentes têm elevado os custos dos produtos importados.
Apesar da paralisação do governo americano ter atrasado a divulgação de alguns indicadores oficiais, o presidente do Fed afirmou que o banco central continua monitorando informações públicas e privadas, além de relatos regionais que serão compilados no Livro Bege, a ser divulgado na quarta-feira, 15.
Ele acrescentou que o crescimento econômico pode estar mais sólido do que o previsto, mas alertou para os riscos existentes no equilíbrio entre as metas de emprego e inflação.
Diante desse contexto, o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) decidiu que é adequado avançar para uma postura mais neutra na política monetária na reunião de setembro. Powell reafirmou que o Fed permanecerá ajustando suas ações reunião a reunião, conforme as mudanças nas perspectivas econômicas e no balanço de riscos, sem seguir um caminho fixo definido anteriormente.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login