Conecte Conosco

Centro-Oeste

PPCUB é publicado no Diário Oficial; veja texto e entenda os próximos passos

Publicado

em

Todos os 63 vetos de Ibaneis serão encaminhados à CLDF para avaliação dos parlamentares. A reportagem apurou que a intenção da base governista é manter a estrutura do texto sancionado pelo governador

O governador Ibaneis Rocha (MDB) publicou, em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nesta segunda-feira (12/8), o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB).

O projeto foi aprovado pelos deputados distritais da Câmara Legislativa (CLDF) em 19 de junho. O documento sancionado pelo Executivo local tem 782 páginas e contém 63 vetos, incluindo a permissão para construção de alojamentos nas quadras 700 e 900 das asas Sul e Norte, bem como o aumento do gabarito dos hotéis baixos nos Setores Hoteleiros Norte e Sul, que poderiam passar de três para 12 andares.

Conforme revelado pela coluna Capital S/A, da jornalista Samanta Sallum, o Palácio do Buriti também vetou o artigo que colocava em risco áreas verdes da capital federal. O texto aprovado pelos parlamentares transferia para a Terracap as chamadas “áreas remanescentes da região tombada”.

Todos os 63 vetos de Ibaneis serão encaminhados à CLDF para avaliação dos distritais. Parlamantares da base governista consultados pelo Correio sinalizaram que a intenção é manter a estrutura do texto sancionado pelo governador, mesmo com a possibilidade da derrubada de alguns vetos. A deliberação sobre o tema deve ocorrer após a mensagem do Executivo chegar ao Legislativo.

Solenidade

Em solenidade no Palácio do Buriti mais cedo, Ibaneis disse que se reuniu por duas manhãs com a equipe técnica para discutir artigo a artigo do PPCUB antes da sanção. O chefe do Executivo local acrescentou dizendo que é um passo importante para a população.

“Esse projeto foi muito estudado por todos. Estamos fazendo um processo de atualização de toda a legislação. Quero agradecer ao setor produtivo do DF pela compreensão. Todas as entidades estiveram dentro dessa discussão. Tenho certeza de que nós estamos dando um passo muito importante para o desenvolvimento sustentável da capital”, destacou.

O chefe do Executivo local ainda acrescentou que quer o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) seja enviado à CLDF. “Agora, compete à Seduh atualizar a Luos e encaminhar o PDOT à CLDF. O PDOT eu gostaria de encaminhar ainda neste ano à CLDF”, acrescentou. A reportagem apurou, contudo, que dificilmente ocorrerá, tendo em vista que o projeto ainda precisa de grande parte das 35 audiências públicas previstas.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz, ressaltou que foi feita uma análise criteriosa, tanto jurídica quanto técnica e política. “O projeto deve ser publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) entre hoje e amanhã de manhã. Algumas normas já são auto-aplicáveis, mas outras, como alteração de uso, necessitam de regulamentação. O prazo para publicação do decreto de regulamentação é de 180 dias mas já estamos com este processo quase pronto. Precisamos apenas costurar com o Iphan para que tenhamos uma proposta que atenda aos critérios de preservação”, explicou.

Correio Braziliense

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados