Conecte Conosco

Mundo

Prazo para Israel permitir acesso de imprensa a Gaza é celebrado

Publicado

em

A Associação de Imprensa Estrangeira em Jerusalém (FPA) comemorou neste domingo (21) a decisão da Suprema Corte de Israel que estabeleceu o dia 4 de janeiro como a data-limite para que as autoridades respondam ao pedido de entrada dos jornalistas em Gaza.

Desde o começo do conflito em Gaza, em outubro de 2023, desencadeado pelo ataque do Hamas em 7 de outubro em solo israelense, o governo de Israel tem proibido a entrada independente da imprensa estrangeira no território de Gaza.

Em alguns casos, foi permitido que repórteres entrassem na região acompanhando tropas israelenses, que mantêm o bloqueio na área palestina.

A FPA, que representa a imprensa estrangeira em Israel e nos territórios palestinos, recorreu à Suprema Corte solicitando acesso imediato para seus jornalistas à Faixa de Gaza.

O tribunal, em audiência realizada em 23 de outubro, concedeu às autoridades israelenses um prazo de um mês para definir um plano de acesso para a imprensa.

Apesar de várias prorrogações do prazo, a Corte fixou um prazo final no último sábado.

A FPA demonstrou satisfação com a decisão judicial, afirmando que, após dois anos de atrasos por parte do Estado, finalmente o tribunal mostrou impaciência.

Em comunicado, a associação reafirmou seu pedido para que o governo israelense permita aos jornalistas livre e irrestrito acesso à Faixa de Gaza. Também manifestou esperança de que, caso o governo continue a dificultar a liberdade de imprensa, a Suprema Corte defenda essas liberdades fundamentais.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados