Economia
Preço da hospedagem em Belém sobe 155% com COP30 em novembro
O custo da hospedagem na cidade de Belém mais que dobrou em novembro em comparação com outubro, apresentando um aumento de 155,24%. Além disso, o preço das passagens aéreas também registrou uma alta expressiva, subindo 25,32% na capital do Pará.
Esses dados são provenientes do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA-15 é considerado uma prévia da inflação oficial do Brasil.
A elevação nos valores de hospedagem e passagens aéreas foi a principal razão para que a inflação em Belém atingisse 0,67%, a maior entre as 11 regiões monitoradas mensalmente pelo IBGE, superando em mais de três vezes a média nacional de 0,20%.
O aumento nos preços está diretamente relacionado à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que encerrou no último sábado após 13 dias de negociações. No mesmo mês, Belém recebeu a Cúpula do Clima, um evento internacional que reuniu líderes de Estado e de governo nos dias 6 e 7 de novembro.
Nos últimos 12 meses, o preço da hospedagem na Grande Belém cresceu 204,63%, índice 16 vezes maior que a média nacional de 12,71%. Por comparação, em São Paulo, a maior cidade do país, o aumento foi de 4,48% no mês e 10,86% em 12 meses.
Peso regional na inflação
Segundo o IBGE, a inflação da região metropolitana de Belém representa 4,46% da inflação nacional, enquanto a Grande São Paulo detém o maior peso com 33,45%. Isso significa que, caso o impacto nos preços de hospedagem ocorresse em São Paulo, o reflexo na inflação do país seria ainda mais significativo.
O economista Gilberto Braga, professor do Ibmec-RJ, esclarece que, apesar de a COP30 estar concentrada em Belém, seu efeito inflacionário se espalha por todo o Brasil.
“Mesmo Belém sendo um ponto final de viagem, quem não foi ao destino acaba influenciado pelas conexões em aeroportos centrais que funcionam como hubs”, afirmou à Agência Brasil.
“Portanto, de certa forma, a COP30 contribui para a alta da inflação na prévia do IPCA-15”, complementou.
Apuração do IPCA completo
A pesquisa do IPCA-15 foi realizada entre os dias 14 de outubro e 13 de novembro, não abrangendo todo o período da COP30.
Já o IPCA completo de novembro, que considera os preços durante todo o mês e inclui os dias completos da COP30, será divulgado em 10 de dezembro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login