Conecte Conosco

Economia

Preço da manga e uva cai após tarifas dos EUA

Publicado

em

Frutas como manga e uva, que são importantes produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, tiveram redução nos preços conforme dados do IPCA-15 de agosto, divulgados pelo IBGE nesta terça-feira (26). Isso ocorre após o presidente dos EUA, Donald Trump, implementar tarifas sobre esses produtos.

A manga, que vinha apresentando aumentos significativos ao longo do ano, chegando a 5,62% em julho, registrou a maior queda em agosto, 20,99%.

Matheus Dias, economista do FGV Ibre, comenta que o período do ano já costuma ter redução nos preços devido à maior oferta, mas reconhece que as tarifas ajudaram a intensificar essa queda. No ano anterior, a manga teve queda inferior a 10%, enquanto neste ano chegou a quase 21%.

No caso da uva, a fruta já apresentava redução nos preços em junho e julho, e em agosto a queda se intensificou para 6,61%. Segundo o economista, isso também está ligado ao período de safra forte e maior possibilidade de exportação, que geram excesso de oferta e pressionam os preços para baixo.

Por sua vez, André Valério, economista sênior do Inter, aponta que ainda é cedo para afirmar que a diminuição dos preços está relacionada às tarifas, pois o volume de exportações de manga e uva segue dentro do esperado, com a manga até mostrando crescimento nas exportações.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados