Mundo
Preço do petróleo sobe com interrupções na produção no Cazaquistão
Os preços do petróleo aumentaram nesta quarta-feira (21), impulsionados por problemas na produção de petróleo bruto no Cazaquistão.
O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em março subiu 0,49%, alcançando 65,24 dólares. O equivalente americano, West Texas Intermediate para o mesmo período, subiu 0,46%, chegando a 60,62 dólares.
“Este aumento ocorreu devido à interrupção da produção nos campos de Tengiz e Korolev, no Cazaquistão, onde os problemas podem durar até dez dias por dificuldades no fornecimento de energia elétrica”, destaca David Morrison, da Trade Nation.
O setor petrolífero do Cazaquistão tem enfrentado dificuldades nos últimos meses causadas por ataques da Ucrânia a instalações russas, essenciais para as exportações de petróleo do país.
Analistas da Eurasia Group afirmam que cerca de 900 mil barris por dia, equivalente à produção total da Venezuela, deixam de ser disponibilizados no mercado global diariamente.
Além disso, o risco de aumento das tensões envolvendo o Irã mantém os preços elevados.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na terça-feira (20) que deu directivas rigorosas para eliminar o Irã do cenário se alguma situação crítica ocorrer, após ter reiterado várias vezes sua ameaça de intervenção militar diante da repressão violenta aos protestos no país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login