Conecte Conosco

Economia

Preço dos combustíveis não cai para o consumidor por causa de fraudes, diz FUP

Publicado

em

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) expressou sua indignação diante das sérias irregularidades descobertas no setor de combustíveis, que envolvem adulteração, fraude fiscal, lavagem de dinheiro e atuação do crime organizado. A FUP destaca que, embora a Petrobras reduza os preços dos combustíveis nas refinarias, a população não sente esse benefício, pois poucos se enriquecem às custas do trabalho de milhões.

Na quinta-feira, 28, a Polícia Federal desencadeou a Operação Carbono Oculto, com o apoio do Ministério Público e das Receitas Estadual e Federal. Esta é a maior operação já realizada para combater a infiltração do crime organizado na economia formal.

As investigações abrangem o principal centro financeiro do país, a Avenida Faria Lima, em São Paulo, além de diversos postos de combustíveis.

De acordo com a FUP, o esquema, liderado pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), prejudica não apenas os consumidores, mas toda a cadeia econômica vinculada aos combustíveis, incluindo a indústria de transportes e logística, o agronegócio, comércio, serviços e a arrecadação tributária dos estados e municípios. Essa perda de receitas afeta diretamente áreas essenciais como saúde e educação.

Segundo a Receita Federal, mais de mil postos de combustíveis movimentaram R$ 52 bilhões entre 2020 e 2024. Parte dessas operações ocorreu na Avenida Faria Lima, onde foram identificados ao menos 40 fundos de investimentos, com patrimônio de R$ 30 bilhões, controlados pelo PCC.

A FUP ressalta a ironia de setores que costumam criticar programas sociais do governo, mas que ignoram a existência de um esquema criminoso dessa magnitude em seu meio.

É inaceitável que esta rede de corrupção afete a sociedade brasileira, especialmente os trabalhadores, reforçou a FUP.

A entidade defende que o governo deve retomar o controle das refinarias da Petrobras que foram privatizadas, investir em tecnologias para combustíveis do futuro, como hidrogênio e e-Metanol com Refinarias Verdes, e retornar à distribuição e comercialização de combustíveis por meio da estatal. Isso garantiria preços justos conforme a nova política aplicada nas refinarias e ajudaria a evitar fraudes e dependência das importações.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados