Economia
Preços de leite, tomate e arroz ajudam a conter inflação; passagem aérea e transporte por app sobem
Os preços do leite longa vida, tomate e arroz sofreram quedas significativas, contribuindo para a redução da inflação medida pelo IPCA-15 em dezembro. O leite longa vida caiu 5,37%, o tomate 14,53% e o arroz 2,37%, sendo esses os principais itens que aliviaram a alta geral dos preços no período.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação registrada pelo IPCA-15 em dezembro foi de 0,25%. Entre os principais itens que reduziram a inflação, além do leite, tomate e arroz, destacam-se automóveis usados e a energia elétrica residencial.
Por outro lado, alguns produtos e serviços exerceram pressão para o aumento dos preços neste período. Foram eles: passagem aérea, transporte por aplicativo, lanches fora de casa, refeições fora de casa e planos de saúde, que tiveram acréscimos que colaboraram para empurrar a inflação para cima.
Esses movimentos refletem a dinâmica dos preços no mercado e demonstram como a variação em produtos essenciais, como alimentos, pode impactar o custo de vida da população.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login