Economia
Preços dos alimentos caem em junho após nove meses de alta, diz IBGE

A queda nos preços dos alimentos em junho encerrou uma sequência de nove meses consecutivos de aumentos. O grupo Alimentação e Bebidas passou de um aumento de 0,17% em maio para uma redução de 0,18% em junho, contribuindo com -0,04 ponto percentual para a variação de 0,24% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no mês, conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fernando Gonçalves, gerente do IPCA no IBGE, explicou que essa queda nos preços dos alimentos está relacionada a uma maior disponibilidade desses produtos. Os custos da alimentação no domicílio registraram uma queda de 0,43% em junho. Os consumidores pagaram menos por ovos de galinha (-6,58%), arroz (-3,23%) e frutas (-2,22%).
Por outro lado, o preço do tomate aumentou 3,25%. Depois de meses de alta, o café moído viu o ritmo de aumento desacelerar, com elevação de 0,56% em junho, refletindo as expectativas por uma safra maior.
Fernando Gonçalves ressaltou que o café continua a apresentar alta, porém em ritmo mais lento, devido ao início da colheita mais abundante. Ele comentou que a redução no preço no atacado já começa a ser notada e acredita que esse efeito deve chegar ao consumidor final em breve.
Já os custos com alimentação fora do domicílio subiram 0,46% em junho, com o preço dos lanches subindo 0,58% e o valor das refeições fora de casa aumentando 0,41%.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login