Conecte Conosco

Mundo

Prefeito de Minneapolis anuncia saída dos agentes do ICE da cidade

Publicado

em

O prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, comunicou em uma rede social na noite desta segunda-feira (26) que conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que alguns agentes do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) irão deixar a cidade.

“Conversei com o presidente Trump nesta tarde e expliquei como Minneapolis se beneficia da presença da comunidade imigrante. Deixei claro que meu principal pedido é o fim da operação Metro Surge do ICE. O presidente concordou que a situação atual não pode continuar.”

De acordo com publicação do prefeito Frey, os agentes federais iniciarão a saída da cidade a partir de terça-feira (27). “Continuarei insistindo para que os demais policiais envolvidos nesta operação também deixem a cidade”, afirmou.

Crimes

Em sua declaração, Frey informou que Minneapolis continuará a cooperar com o governo federal nas investigações de crimes, porém não participará de prisões que sejam inconstitucionais: “Criminosos violentos devem ser responsabilizados pelos crimes que cometeram, e não por sua origem.”

O governador de Minnesota, estado onde fica Minneapolis, Tim Walz, também conversou com Trump nesta segunda-feira (26), concordando em revisar a atuação do ICE no estado.

Recentemente, agentes do ICE foram responsáveis pela morte de Alex Pretti, cidadão norte-americano de 37 anos, que trabalhava como enfermeiro em um hospital de veteranos. Ele foi imobilizado por cinco agentes federais e, mesmo após estar dominado, foi atingido por dez tiros disparados por um deles.

Também foi registrada a morte de Renee Good, cidadã norte-americana, que foi baleada dentro de seu carro por um agente do ICE.

Troca de comando

De acordo com a agência internacional Reuters, Gregory Bovino, uma das principais autoridades da Patrulha de Fronteira dos EUA, deixará suas funções em Minnesota. Bovino vinha sendo criticado pelas ações do ICE. Ele será transferido e o seu lugar deve ser assumido por Tom Homan.

Nas redes sociais, Tricia McLaughlin, porta-voz do Departamento de Segurança Interna dos EUA, afirmou que Gregory Bovino não foi afastado de suas funções.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados