Conecte Conosco

Mundo

Prefeito de Nova York promete sucesso à esquerda após tomar posse

Publicado

em

Zohran Mamdani, do Partido Democrata, garantiu nesta quinta-feira (1º) que a esquerda pode governar com êxito, durante seu primeiro dia como prefeito de Nova York, iniciando um mandato que certamente gerará confrontos com o presidente republicano Donald Trump.

Milhares enfrentaram o frio na maior cidade dos Estados Unidos para celebrarem a posse deste jovem democrata de 34 anos, que até pouco tempo era praticamente desconhecido.

“Muitos estarão atentos para ver se a esquerda consegue governar e resolver os problemas das pessoas”, declarou Mamdani do lado de fora da Prefeitura.

“Faremos algo que os nova-iorquinos fazem melhor que qualquer outro lugar: ser um exemplo para o mundo”, completou.

O primeiro prefeito muçulmano de Nova York destacou em seu discurso o alto custo de vida, tema central de sua campanha, e prometeu apoiar aqueles que se sentiram abandonados pelo sistema vigente.

Personalidades de esquerda, como o senador Bernie Sanders e a congressista Alexandria Ocasio-Cortez, também discursaram para cerca de 4.000 presentes.

No centro de Manhattan, uma grande multidão, muitos vestindo gorros amarelos e azuis com o nome “Zohran”, assistiu à cerimônia em telões.

Jacob Byerly, cientista de 31 anos, presente com sua esposa Auburn, arquiteta de 34, afirmou: “Esta é a primeira vez que sentimos uma esperança política real”.

Plano ambicioso

Fica ainda em dúvida se Mamdani, que se identifica como socialista democrático, será capaz de implementar suas propostas, como congelamento dos aluguéis, acesso universal a creches e transporte público gratuito.

Após as eleições, “o simbolismo tem limite, os resultados serão o que realmente importa”, analisou John Kane, professor da Universidade de Nova York.

A postura de Donald Trump será um fator importante.

O republicano, nascido em Nova York, criticou Mamdani diversas vezes, apesar de terem mantido uma reunião amigável na Casa Branca em novembro.

Um ponto chave é a repressão aos imigrantes promovida por Trump, que afeta todo o país.

Mamdani garantiu que vai proteger as comunidades imigrantes.

Antes das eleições, Trump ameaçou cortar verba federal de Nova York caso Mamdani fosse eleito, chamando-o de “lunático comunista”.

Por sua vez, o prefeito chamou Trump de fascista.

Posse cheia de símbolos

A cerimônia foi marcada por simbolismos.

A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, que acusou Trump de fraude em 2024, conduziu o evento privado em uma estação antiga de metrô.

O local discreto, sob a Prefeitura, foi escolhido para refletir o compromisso com os trabalhadores.

Além disso, Mamdani usou exemplares do Corão para jurar o cargo: dois pertencentes a sua família e um do escritor porto-riquenho Arturo Schomburg, conforme informou o jornal The New York Times.

Assumindo sua função, mudará do apartamento alugado no Queens para a Mansão Gracie, residência oficial do prefeito em Upper East Side, Manhattan.

Embora houvesse especulações sobre sua mudança por motivos financeiros, ele justificou a alteração principalmente por questões de segurança.

Nascido em Uganda em família indiana, Mamdani chegou a Nova York aos sete anos e teve educação privilegiada, tendo pouca experiência política.

Para compensar, cercou-se de assessores de prefeitos passados e do governo do ex-presidente Joe Biden.

Também estabeleceu diálogo com líderes empresariais, que previram fuga de nova-iorquinos ricos caso fosse eleito.

Como defensor da causa palestina e crítico de Israel, Mamdani terá que garantir à comunidade judaica um governo inclusivo. Recentemente, uma colaboradora dele desistiu de trabalhar na Prefeitura após terem sido descobertos tuítes antigos seus com conteúdo antissemita.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados