Mundo
Prefeito morto em desfile de Natal na Guatemala
O prefeito de uma cidade na região leste da Guatemala foi assassinado por indivíduos ainda não identificados durante um desfile de Natal na noite de sábado, conforme informado pela Associação Nacional de Municípios (Anam) neste domingo (7).
O ataque armado ocorreu na aldeia Obero, localizada a 70 quilômetros a leste da capital do país, contra Nelson Marroquín, prefeito do município de Masagua, informou um porta-voz da Anam.
Marroquín, que tinha 38 anos, morreu em decorrência dos ferimentos sofridos pelos disparos enquanto era levado ao hospital situado em Escuintla. Um dos seus seguranças foi ferido e está sob cuidados médicos.
O presidente da Guatemala, Bernardo Arévalo, expressou seu profundo repúdio pelo assassinato de Marroquín nas redes sociais, declarando que orientou o Ministério do Interior a garantir que os responsáveis sejam levados à justiça.
A taxa de homicídios no país aumentou de 16,1 para 17,65 por 100.000 habitantes entre 2024 e 2025, segundo dados do Centro de Pesquisas Econômicas Nacionais, o que representa mais do dobro da média mundial.
Em outubro, a fuga de 20 presos ligados a organizações criminosas desencadeou a maior crise enfrentada pelo governo de Arévalo, iniciado em janeiro de 2024, sendo alvo de críticas por parte de vários setores sociais e empresariais quanto à segurança pública.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login